Lançamento de Livros


Educação profissional e tecnológica: extensão e cultura

Orgs: Emerson Freire; Juliana Augusta Verona; Sueli Soares dos Santos Batista

A presente obra é uma coletânea de textos oriundos de pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica articulados entre si por meio do eixo temático de seu subtítulo: a extensão e a cultura como dimensões constituintes de suas práticas pedagógicas e formadoras de concepções educacionais. Produtos dos trabalhos de pesquisa de docentes do Ceeteps e do Instituto Federal e de pós-graduandos em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional os capítulos, em conjunto, compõem uma profícua abordagem cuja estrutura foi concebida por seus organizadores a partir dos elementos presentes no tripé ensino, pesquisa e extensão. As dimensões filosófica, histórica, política e sociológica estão contempladas nas abordagens conduzidas pelos autores, possibilitando ao leitor uma mirada que toma a Educação Profissional e Tecnológica e suas conexões com o mundo do trabalho e com a Ciência e Tecnologia (C&T) para além do tecnicismo pedagógico, do pragmatismo filosófico e do utilitarismo econômico. É leitura indispensável a policy makers, gestores educacionais, docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação interessados na Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

Helena Antipoff: Cartas e Diários, um legado para a formação docente

Autora: Perpétua Reis

Visitar o Memorial Helena Antipoff/CDPHA e não pensar em pesquisa é um desafio. Diante de tantas cartas, diários e documentos a busca por uma escrita literária e seus usos na formação de professores foi inevitável. Com a ajuda de alunos (as) de graduação em Pedagogia e Letras da UEMG – Ibirité, essa investigação teve início em 2015 e continua a todo o vapor, no intuito de identificar novas diretrizes de pesquisa. No texto de abertura do livro é apresentada uma breve biografia de Dona Helena, na qual a educadora apresenta-se como uma notável motivadora das ações pedagógicas, enquanto transformava a educação brasileira. No intuito de destacar a ESCRITA de Helena Antipoff como potencial instigadora na formação de professores, o corpo do livro foi desenvolvido a partir dos estudos dos gêneros textuais CARTAS e DIÁRIOS, escritos por Helena Antipoff e suas alunas da Escola Rural, principal fonte de nossa pesquisa, cujo intuito é legitimar que a educadora se valia de uma escrita literária e como tal escrita motivou e ainda motiva os docentes em formação. Este livro é um convite a estudantes, atuais e futuros professores, bem como pesquisadores, interessados em formação docente e humana para que possam se inspirar e inspirar outros, pois é surpreendente, mesmo para a nossa sociedade de hoje, a vigência do pensamento educativo e as experiências pedagógicas de Helena Antipoff, a partir de sua ESCRITA. Afinal, “talento e inteligência não são de geração espontânea, mas precedidos de longo trabalho de gerações”… (ANTIPOFF, 1992, p. 402).

 

 

Diálogos Freirianos: A educação e fonação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil

Organização: Luís Alcoforado; Márcia Regina Barbosa; Denise Aparecida Brito Barreito.