ÊNFASE 1:  TRABALHO

Ementa: Trabalho e atividade, gestos e rotinas profissionais, técnica e tecnologia. Trabalho e ergonomia, trabalho e políticas públicas, os saberes do trabalho e do trabalhador, experiências e saberes profissionais, trabalho e estudos organizacionais, profissões, processo de trabalho e inovação tecnológica, trabalho e saúde e a qualidade de vida do trabalhador.

ÊNFASE 2: RELAÇÕES DE TRABALHO

Ementa: Reestruturação produtiva e novos modelos organizacionais, mercado de trabalho, trabalho escravo, infantil, do (i, e) migrante, juventude e mercado de trabalho, ação coletiva, movimentos sociais, sindicalismo, conflitos sociais e grevistas movimentos sociais, sindicalismo, direito do trabalho e desregulamentação das leis trabalhistas, trabalho e economia solidária, organização dos trabalhadores, economia popular, economia do trabalho, economia plural, trabalho associado, cooperativo e auto gestionário.

ÊNFASE 3: EDUCAÇÃO

Ementa: Trabalho e formação profissional, a formação de professores, formação, qualificação profissional. A formação profissional em alternância, a educação do e no campo, formação de jovens e adultos e escolhas profissionais, formação de professores para a educação profissional e tecnológica, ambientes de aprendizagem e práticas educativas, práticas pedagógicas aplicadas aos diferentes espaços de formação humana, reconhecimento, validação e certificação dos saberes adquiridos no trabalho.

ÊNFASE 4: IDENTIDADE

Ementa: Identidade profissional. ciência, técnica e tecnologia no trabalho e nas relações de gênero, identidade profissional, reconhecimento social, relações étnico-raciais, narrativas e de vida e (auto)biografia, ofícios e profissões e a construção da identidade do trabalhador, ética profissional, profissão, profissionalidade e reconhecimento social.