Artigos Aprovados


GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 01 Trajetória formativa de professores da Educação de Jovens e Adultos: fios e desafios Texto Completo Aprovado Ana Paula Ferreira Pedroso Leôncio José Gomes Soares
GT 01 O PROEJA como proposta de qualificação profissional Texto Completo Aprovado Ana Rosaura Moraes Springer Jaqueline Rosa da Cunha
GT 01 PROEJA: por uma formação integral e humana Texto Completo Aprovado Andréa Ribeiro Gonçalves Cleia Margarete Macedo da Costa Tonin
GT 01 Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres estudantes e trabalhadoras reclusas na capital de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Caio César Sousa Marçal Lucio Alves de Barros
GT 01 Direitos humanos e necessidades humanas: reflexões acerca do trabalho e de sua relação com a educação de jovens e adultos Texto Completo Aprovado Débora Mariz Heli Sabino de Oliveira
GT 01 Avanços e retrocessos na política de educação de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso/Brasil (2008/2017) Texto Completo Aprovado Ivana Bognar Márcia Santos Ferreira
GT 01 Juventudes e a escola Texto Completo Aprovado Janaina de Oliveira Menezes Mary Garcia Castro
GT 01 As atribuições do órgão gestor de mão de obra de Paranaguá-PR (OGMO/PR) na qualificação profissional do trabalhador portuário avulso (TPA): o que diz a Lei dos Portos Texto Completo Aprovado Luceli Gomes da Silva Mário Lopes Amorim
GT 01 Os desafios da formação docente de educadores/as de jovens e adultos – um estudo de caso Texto Completo Aprovado Marcio Fernando Silva
GT 01 O currículo do PROEJA e os desafios na inclusão de jovens e adultos trabalhadores Folder Aprovado Monick Munay Dantas da Silveira Sandra Maria da Costa Lima Aleksandre Saraiva Dantas
GT 01 É possível desenvolver uma formação profissional que permita a construção dos saberes pelos trabalhadores? Texto Completo Aprovado Vívian Emanuelle Alves de Aguiar
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 02 Transição ensino médio – ensino superior: adaptação a universidade e sua influência nos altos índices de evasão e reprovação. Texto Completo Aprovado Alessandro Caldeira Alves
GT 02 Identidades profissionais na área de TI pela perspectiva de “identidade para o outro” de Claude Dubar Texto Completo Aprovado Allan Herison Ferreira Álvaro Augusto Comin
GT 02 Cervejeiros artesanais: recursos, percursos e empresarialização de si Texto Completo Aprovado Andrey Felipe Sgorla
GT 02 “Ser ou não ser? Eis a questão”: possibilidades e consequências do coming out de professores gays de uma cidade do interior de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Carlos Gustavo Assis
GT 02 Identidade profissional docente na educação infantil: registros de trajetórias e experiências de um grupo profissional Texto Completo Aprovado Caroline Machado Cortelini Conceição Mariane Bertonceli Ana Paula Martini
GT 02 Olhando a realidade através de um caleidoscópio teórico e epistemológico: procurando compreender as diversas facetas da profissão docente Texto Completo Aprovado Dionas Pompeu Laura Senna Ferreira
GT 02 Dia do professor: representações construídas em mensagens de felicitações aos docentes Texto Completo Aprovado Eliane Velloso Missagia Paulo Henrique P. Barbosa Cruz Renato Caixeta da Silva
GT 02 O que faz um catador de materiais recicláveis? Análise do trabalho e da formação profissional das triadoras de materiais recicláveis Texto Completo Aprovado Fabiana Goulart de Oliveira Vanessa Andrade Barros
GT 02 Identidade docente: a idade da complexidade Texto Completo Aprovado Fatima Lefone
GT 02 A formação do professor no curso de licenciatura em química: saberes e identidades no contexto capitalista contemporâneo Texto Completo Aprovado Floriza Gomide Sales Rosa Wellington Bezerra Meireles Patrícia Nepomuceno dos Santos
GT 02 Educação emocional, mal-estar docente e identidade profissional Texto Completo Aprovado Jonatas Silva Santiago Úrsula Cunha Anecleto
GT 02 O reconhecimento no trabalho de motoristas de transporte coletivo urbano Texto Completo Aprovado Júlia Gonçalves Suzana da Rosa Tolfo Lucas Schweitzer
GT 02 Desenvolvimento da identidade de professores de matemática e participação em mestrados profissionais: um estudo de caso Texto Completo Aprovado Leticia Losano Dario Fiorentini
GT 02 Nas ruas e nas estradas: um estudo exploratório sobre artesãos nômades Texto Completo Aprovado Mara Marçal Sales João Gabriel Sá Mauro Lúcio Henrique de Carvalho
GT 02 PUC Identidade: programa de formação identitária na PUCPR Texto Completo Aprovado Marcos Aurelio Pereira
GT 02 Reformas, trabalho e identidades docentes Texto Completo Aprovado Núbia Cristina dos Santos Lemes Bruno Borges Kênia Abbadia de Melo
GT 02 A literatura sobre o ensino de inglês e Linguística Aplicada na graduação em Letras: Identidades, emoções, crenças e ações Folder Aprovado Patricia Mara de Carvalho Costa Leite
GT 02 Amor e identidade(s) docente(s): um estudo com professoras que atuam no cuidado e na educação de bebês em uma instituição de educação infantil Folder Aprovado Rubia da Conceição Camilo Isabel de Oliveira e Silva Érica Dumont-Pena
GT 02 A construção da identidade profissional: Estudo com gestoras das gerações Baby Boomers, X e Y Texto Completo Aprovado Vilma Santos Pereira De Faria Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Ana Lúcia Magri Lopes
GT 02 Profissionalismo e disputas por legitimação na saúde da família: as negociações identitárias de médicos no contexto do programa mais médicos Texto Completo Aprovado Wellington Siqueira Maria da Gloria Bonelli
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 03 O nivelamento escolar como instrumento de redução da evasão no curso de engenharia civil – FACEMG Texto Completo Aprovado Cláudia Veloso Adriana do Carmo Silva Rocha Couto Mayara de Carvalho V. Silva
GT 03 A formação do engenheiro naval oriundo da escola naval: o convênio Marinha do Brasil e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Texto Completo Aprovado Hercules Honorato Helga Campos de Azevedo Guimarães
GT 03 As competências desenvolvidas pelo engenheiro de inspeção de equipamentos do segmento de petróleo. Folder Aprovado Jancler Adriano Pereira Nicacio Adriana Maria Tonini
GT 03 Formação profissional do engenheiro naval e oceânico da Escola Politécnica da UFRJ: percepção dos egressos Texto Completo Aprovado Mariana Fernandes de Mello Sodré Simone Morandini
GT 03 Pontes de convergência entre a noção de saber ambiental e o perfil esperado de um engenheiro Texto Completo Aprovado Poliana Belmon de Carvalho Caio Bitencortt José Geraldo Pedrosa
GT 03 Cálculo da eficiência do posto de trabalho através de técnicas de simulação no ambiente acadêmico Texto Completo Aprovado Simone Ferigolo Venturini Taís Oliveira Silva Renata Ribeiro Silva
GT 03 Ferramentas de realidade virtual e metodologias ativas: uma proposta de aprendizagem nas engenharias. Folder Aprovado Simone Ferigolo Venturini Charles Rech Hiasmin Pinheiro
GT 03 Considerações sobre a disciplina de laboratório em curso de engenharia elétrica com base em avaliação cruzada qualitativa do ensino e aprendizagem Texto Completo Aprovado Vitor Klingelfus Ariana Serrano
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 04 Os jovens pescadores de Cametá: trabalho, conhecimentos do curso técnico em aquicultura e formação da identidade pescadora Texto Completo Aprovado Adenil Alves Rodrigues Doriedson do Socorro Rodrigues Gilmar Pereira da Silva
GT 04 Interdisciplinaridade e interprofissionalidade no mestrado profissional: conceitos, práticas e capacidades desenvolvidas segundo os mestrandos Texto Completo Aprovado Adilene Gonçalves Quaresma Ari Silva Gobira Eva Prado
GT 04 Trabalho da mulher: breves reflexões sobre as beneficiárias do Programa Bolsa Família Folder Aprovado Amanda do Carmo Amorim Nadú Ana Cláudia Ferreira Godinho
GT 04 Os saberes dos trabalhadores e suas interfaces com a educação profissional Folder Aprovado Ana Paula De Almeida Mariglei Severo Maraschin
GT 04 Um olhar sobre a diversidade sexual no mundo do trabalho Texto Completo  Aprovado  Corina Alves Farinha    
GT 04 Segredos do ofício na panificação e na confeitaria: renormalização, apropriação e transformação dos saberes-valores que circulam atividade de trabalho. Texto Completo Aprovado Clúvio Buenno Soares Terceiro Maria Clara Bueno Fischer
GT 04 A práxis política dos pescadores da Z-16 como produto da experiência histórica Texto Completo Aprovado Egidio Martins Martins Valdileia Carvalho da Silva
GT 04 Labuta em um centro de saúde de Belo Horizonte: um estudo sobre identidade e identificação Texto Completo Aprovado Elisangela De Jesus Furtado da Silva Laysse Fernanda Macedo dos Santos Leonardo Tadeu Santos
GT 04 Autoconfrontação simples: análise da experiência docente de uma egressa do curso de Pedagogia da PUC Minas Texto Completo Aprovado Eni de Faria Sena Sena Maria da Graça Oliveira Mariana Veríssimo
GT 04 Tornar-se contador de histórias: reflexões sobre a identidade de contadores no Brasil e na Espanha Texto Completo Aprovado Felícia de Oliveira Fleck Miriam Vieira da Cunha
GT 04 Formação do fisioterapeuta para atuação na atenção primária à saúde: percepção dos professores e alunos Texto Completo Aprovado Fernanda Maria Francishetto Rocha Ana Paula Martins Fonseca Elaine Kendall Santana Silva
GT 04 Para onde foi o RH? Um estudo crítico da evolução das práticas de gestão de pessoas Texto Completo Aprovado Luciana Gelape dos Santos Admardo Bonifácio Gomes Júnior Thamires Rodrigues Duarte
GT 04 Quebrando o teto de vidro: história de vida de uma professora gestora Folder Aprovado Marcella Barbosa Miranda Teixeira Fernanda Tarabal Lopes Admardo Bonifácio Gomes Jr.
GT 04 O trabalho em debate: mutações e adoecimentos nas atuais relações de trabalho Texto Completo Aprovado Maria Claudeniza Maia Pinto Sandra Maria Campos Alves
GT 04 Casas de farinha: reflexões acerca do trabalho e educação em comunidades tradicionais do interior da Bahia. Texto Completo Aprovado Marisa Oliveira Santos Santos Urânia Teixeira Amaral Ana Elizabeth Santos Alves
GT 04 Trabalho e educação na indústria criativa: breves considerações da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e municípios selecionados Texto Completo Aprovado Moisés Waismann Judite Sanson de Bem Margarete Panerai Araújo
GT 04 A produção da vida material em um assentamento de reforma agrária em Minas Gerais: reflexões a partir do conceito processo de trabalho Texto Completo Aprovado Nagela BRANDÃO
GT 04 Influências da cultura japonesa no cotidiano acadêmico de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista Folder Aprovado Tânia Cristina Impocetto Marcheti Ana Maria Rodrigues de Carvalho Francisco Hashimoto
GT 04 O trabalho artesanal como experiência educativa de jovens e adultos na escola pública Folder Aprovado Verônica Cristina Pinto Mendonça Ana Claudia Ferreira Godinho
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 05 A política neodesenvolvimentista do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a agricultura familiar solidária: uma crítica empírica Texto Completo Aprovado Carlos Ferreira Wanderley João Batista de Deus Adriano Rodrigues de Oliveira
GT 05 A economia popular entrelaçada com a economia capitalista: o caso dos metalúrgicos organizados em pequenas unidades de produção da Serra Gaúcha Texto Completo Aprovado Ivan Livindo de Senna Corrêa Maria Clara Bueno Fischer
GT 05 Reciclagem, políticas públicas, empreendimentos augestionários e trabalho infantil Folder Aprovado Lucas Tavares Pereira Pêgas Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva
GT 05 Projeto Cooperarua: desafios e possibilidades de uma experiência em economia solidária com a população em situação de rua Texto Completo Aprovado Maria Luisa Carvalho Marilene Beatriz Zazula Helena Cantão de Sylvio
GT 05 Gênero, associativismo e reciclagem: análises sobre o protagonismo feminino em empreendimentos econômicos solidários de reciclagem Folder Aprovado Otávio Lopes de Souza Lauriane Carvalho Rocha
GT 05 Integrasol – mapeamento e integraçao de empreendimentos da economia solidária no Brejo paraibano Texto Completo Aprovado Patricio Lourenço da Silva Wiliane Viriato Rolim Tatiana Losano de Abreu
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 06 A luta pela democratização da terra Texto Completo Aprovado Carolina de Miranda Evangelista Lourenço Juliana Elis Dos Santos Hoffmann Lucélia Almeida Rocha Góes
GT 06 Os desafios da educação inclusiva para surdos na educação do campo: estratégias de ensino e a libras como língua espaço-visual Folder Aprovado Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Juliana Pereira
GT 06 As relações entre a educação ambiental e a educação do campo Texto Completo Aprovado Daiane Peluso Rosana Cristina Biral Leme Marli Terezinha Szumilo Schlosser
GT 06 A pedagogia da alternância como proposta de educação no campo: um estudo na escola família agrícola Itapirema em Rondônia, Brasil Texto Completo Aprovado Daniete Rocha Charles Carminati de Lima Yanet Reimondo Barrios
GT 06 A propriedade no Brasil: construção de representações sociais de povos campesinos Texto Completo Aprovado Elizabeth Gomes-Barroso Alessandra de Jesus Meira Maria Isabel Antunes-Rocha
GT 06 O trabalho como princípio científico-educativo em uma escola do campo: diferentes metodologias Texto Completo Aprovado Fabiana Leite de Souza Odimar João Peripolli Ilma Ferreira Machado
GT 06 Educação do campo e movimentos sociais: um exemplo teórico e prático no Estado do Pará Texto Completo Aprovado Joaquim Augusto Souza de Menezes
GT 06 Práticas pedagógicas da formação em alternância: um estudo na Escola Família Agrícola Paulo Freire, em Acaiaca/MG Texto Completo Aprovado Josiane Priscila Carvalho Antônio de Pádua Nunes Tomasi
GT 06 Educação do campo e agroecologia: por uma pedagogia do trabalho Texto Completo Aprovado Kelci Anne Pereira Mara Franco Sá Valcilene Rodrigues da Silva
GT 06 Gestão escolar democrática: um olhar sobre as escolas do campo do município de Itabuna – BA Texto Completo Aprovado Valéria Prazeres dos Santos Arlete Ramos dos Santos
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 07 Transformações nas relações de trabalho entre os Profissionais de TI no Brasil dos anos 1960 aos anos 2010 Texto Completo Aprovado Allan Herison Ferreira Álvaro Augusto Comin
GT 07 Licenciatura em desporto – impactos da precarização do trabalho na cidade da Guarda em Portugal Texto Completo Aprovado Bruna Beatriz Rocha Flaviana Alves Toledo
GT 07 O trabalho imaterial e a racionalização aplicada à captura da subjetividade e à transferência de expertises Folder Aprovado Fábio Luiz Tezini Crocco
GT 07 Migrações, pendularidades e mercado trabalho no segmento upstream da indústria do petróleo na Bacia de Campos Texto Completo Aprovado Joseane Souza Denise Cunha Tavares Terra
GT 07 Trabalho imaterial: contratempos laborais no campo da tecnologia Texto Completo Aprovado Laura Senna Ferreira
GT 07 Entre os sentidos do trabalho informal e do emprego: descontinuidade, ruptura de estabilidades e permanências Texto Completo Aprovado Lucas Schweitzer Suzana da Rosa Tolfo Júlia Gonçalves
GT 07 Agricultura familiar um olhar sobre a comunidade rural de Córrego Falso em Divinópolis – MG Texto Completo Aprovado Luiz Elpídio De Melo Machado Marta Maria Moreira Machado Lorrane Teixeira Viana
GT 07 As novas configurações do trabalho e suas repercussões sociais Texto Completo Aprovado Noêmia Lazzareschi
GT 07 Trabalho e educação no contexto da reestruturação produtiva e surgimento dos Institutos Federais Folder Aprovado Oengredi Mendes Maia Santos Mário Lopes Amorim
GT 07 Flexibilidade, intensidade e resistência: há tempo de recuperar o tempo Texto Completo Aprovado Suellen Couto Tania Ludmila Dias Todas
GT 07 Crítica do trabalho, trabalho imaterial e tempo livre: considerações sobre Marx e o capitalismo atual Texto Completo Aprovado Zaira Rodrigues Vieira
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 08 Rupturas e continuidades das políticas públicas para a educação profissional no Brasil entre 2003 e 2015 Texto Completo Aprovado Denise Bianca Maduro Silva
GT 08 As (in) consequências da reforma do Ensino Médio Folder Aprovado Guilherme Augusto Barcello Costa Luciana Ferraz Luiza Ferraz
GT 08 As relações entre facções clandestinas e a responsabilidade da marca empregadora. Texto Completo Aprovado Guilherme Marconatto Modelli Otávio Augusto Custódio de Lima
GT 08 Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS: uma nova força social em questão. Texto Completo Aprovado Gustavo Leite de Araujo da Silva Eveline Bertino Algebaile
GT 08 Política de produção, formação dos trabalhadores e racionalização do trabalho Texto Completo Aprovado Hugo Leonardo Fonseca da Silva
GT 08 A politização da aposentadoria: a COBAP entre o corporativismo e a representatividade Texto Completo Aprovado Marcos Augusto Castro Peres
GT 08 Notas sobre a experiência da classe trabalhadora e alguns desafios à ação sindical dos metalúrgicos no polo automotivo de Goiana – Pernambuco Texto Completo Aprovado Mario Henrique Guedes Ladosky
GT 08 Relações de gênero em discursos de estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Minas Gerais Texto Completo Aprovado THATIANE RUAS
GT 08 Relatos de resistência e autonomia: o controle sobre o trabalho docente segundo os professores de história Texto Completo Aprovado Thiago Boim
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 09 O lugar da anglo-americanidade na “ética protestante e o espírito do capitalismo”, de Max Weber Texto Completo Aprovado Aldo Simões José Geraldo Pedrosa Lívia Elói Ribeiro
GT 09 As reformas do sistema de ensino público e suas relações com o pensamento neoliberal Texto Completo Aprovado Ana Carolina Trevisan Camilo Ferreira Sylvia Gemignani Garcia
GT 09 Celular, técnica como auxílio para o alcance da aprendizagem significativa na educação profissional técnica de Nível Médio Folder Aprovado Antonio Luiz Fernandes da Silva José Geraldo Pedrosa
GT 09 O antiamericanismo entre os monarquistas como forma de combate à República (1889-1917) Texto Completo Aprovado Flávio Giarola
GT 09 Representações de Chaplin sobre Europa e américa: apontamentos para uma compreensão da americanidade Texto Completo Aprovado Iara Ferreira José Geraldo Pedrosa
GT 09 As iniciativas de educação profissional como mecanismos de adaptação à concepção neurológica da modernidade e ao desenvolvimento tecnológico Texto Completo Aprovado José Rodrigo Paprotzki Veloso
GT 09 As influências norte americanas nas reformas curriculares na formação para o trabalho de professores de Matemática Texto Completo Aprovado Maria Cezar De Sousa
GT 09 Um duplo Americanismo: É possível? Texto Completo Aprovado Nilton Ferreira Bittencourt Junior
GT 09 CBAI e os agentes do Ensino Industrial (1946 a 1963) Texto Completo Aprovado Nívea Maria Teixeira Ramos José Geraldo Pedrosa
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 10 A nova institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a evolução do desenvolvimento da pesquisa no IFRN Texto Completo Aprovado Carmem Ariane Filgueira De Medeiros Guerra Albino Oliveira Nunes Francisco das Chagas Silva Souza
GT 10 O trabalho como princípio educativo e o estágio como prática profissional dos alunos do ensino médio integrado do IFRN: uma análise documental Texto Completo Aprovado Dayane Mary Soares da Costa Ana Paula Dantas Ferreira Marcos Antônio de Oliveira
GT 10 Qualificação profissional: relato de uma experiência Texto Completo Aprovado Enid Drumond Paula Regina Balabram Adriana Maria de Castro Miranda
GT 10 Ofícios manuais/mecânicos ou aprendizado das letras? A educação de órfãos em Mariana (1790-1822) Texto Completo Aprovado Leandro Silva de Paula
GT 10 Evasão nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da UFRJ Texto Completo Aprovado Mariana Fernandes de Mello Sodré
GT 10 A implantação de um curso técnico em enfermagem: uma experiência de formação para o Sistema Único de Saúde Texto Completo Aprovado Maristela Vargas Losekann Maria Clara Bueno Fischer
GT 10 Alfaiates e alfaiatarias: narrativas sobre a extinção de uma profissão Texto Completo Aprovado Valéria Oliveira Santos
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 11 Uma intervenção da Matemática junto aos idosos de um centro de convivência Texto Completo Aprovado Ana Cristina Franco Da Fernandes Ana Paula Martins Fernanda Maria Francischetto Amaral
GT 11 Fatores de propensão ao estresse ocupacional: estudo com servidores do Ministério Público Federal no Estado de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Aparecido Donizete Servadio Luciano Zille Pereira Luiz Carlos Honório
GT 11 Somos escravos, mas não os seus! Um estudo netnográfico acerca da construção de sentidos dos trabalhadores do setor de hospedagem sobre sua relação com os hóspedes Folder Aprovado Iraneide Pereira da Silva Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos Bruna Galindo Moury Fernandes
GT 11 Os riscos ergonômicos no cotidiano das equipes de enfermagem Texto Completo Aprovado Leila Santos Beatriz botelho Lilian Torres
GT 11 Mudanças no mundo do trabalho e processo de adoecimento psíquico: a realidade vivenciada pelos bancários Texto Completo Aprovado Luísa Tavares Resende Mariana Costa Carvalho
GT 11 A prática do Fórum Pró-trabalho como promoção da Lei de Cotas e da inclusão produtiva das pessoas com deficiência: um estudo acerca de uma gestão participativa Texto Completo Aprovado Maria Cristina Domingos Abreu Reis
GT 11 Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores docentes das escolas públicas do Vale do Rio Pardo, RS Texto Completo Aprovado Moacir Fernando Viegas Yohanna Breunnig Larissa Pacheco dos Santos
GT 11 Programa postural para o PROEJA: práticas para a saúde do trabalhador-estudante Folder Aprovado Olga Rohde Mariglei Severo Maraschin
GT 11 Mortificação do eu pelo exercício laboral: um estudo teórico sobre a relação entre suicídio e trabalho Folder Aprovado Tamara Aveline de Souza Ariane Agnes Corradi
GT 11 A pessoa com deficiência e a ocupação do espaço social do trabalho Texto Completo Aprovado Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow
GT 11 Estresse ocupacional: estudo com profissionais de enfermagem de uma instituição hospitalar localizada no Estado de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Valmir Gonçalves Luciano Zille Pereira
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 12 Rezago y abandono educativo en Colombia. Una propuesta de política pública para la equidad educativa Texto Completo Aprovado Angela María Rojas Ladino
GT 12 Chico Bento na escola: uma intervenção pedagógica sobre o trabalho Texto Completo Aprovado Bianca Amaral Da Cunha Antônio Augusto Moreira de Faria
GT 12 Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho Folder Aprovado Camilla Martins dos Santos Benevides Andressa Cristina Brzezinski Mirian Celia Castellain Guebert
GT 12 Que cidadão devemos formar? Os desafios do ensino de história na educação básica Texto Completo Aprovado Cléia Maria Alves Anna Rafaella De Paiva Dantas Francisco Das Chagas Silva Souza
GT 12 Da universidade ao mundo do trabalho: prática docente na formação de futuros gestores Texto Completo Aprovado Corina Alves Farinha Patrícia Rosânia de Sá Moura  
GT 12 Contribuições do curso pré-vestibular universidade para todos para o acesso de estudantes, de Aracatu-BA, ao ensino superior e ao mercado de trabalho Texto Completo Aprovado Erivan Coqueiro Sousa Claudio Pinto Nunes Gilvan Santos Sousa
GT 12 Um olhar sobre os projetos integradores de um curso de ensino médio integrado: a experiência do IFSC campus São José Folder Aprovado Fernanda Carolina Dias Tristão
GT 12 As reformas educacionais dos anos 90 e os impactos na gestão da educação brasileira: concepções e princípios Texto Completo Aprovado Giselle Ferreira Amaral De Miranda Azevedo Azevedo
GT 12 Expectativas profissionais entre formandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Texto Completo Aprovado Ivanete Modesto do Amaral
GT 12 Trabalho como princípio educativo: representações sociais de trabalho de alunos do IFRO Texto Completo Aprovado Josefa Aparecida Pereira De Andrade Tatiane Alves Pereira Gonçalves Rosa Oliveira Marins Azevedo
GT 12 Fatores responsáveis pela evasão escolar na educação profissional do campus do Instituto Federal do Ceará em Tabuleiro do Norte Texto Completo Aprovado Juliana Pantoja De Aquino Araújo Maria do Socorro Araújo Vale Maria do Socorro Nogueira Girão
GT 12 EJA ensino fundamental: a (re)inclusão na escola como perspectiva de inserção social no trabalho Texto Completo Aprovado Juliana Silva dos Santos Ivan Livindo de Senna Corrêa
GT 12 O jovem, a orientação vocacional e o mercado de trabalho em Caxias – MA Texto Completo Aprovado Keyla Cristina Nunes de Oliveira Adriana Beserra Silva
GT 12 Arte no Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT): construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho Folder Aprovado Marcos Luis Christo Pollyana dos Santos
GT 12 A experiência de jovens inseridos em um programa de aprendizagem: implicações sobre trabalho, educação, formação profissional e desigualdades. Folder Aprovado Samille Schmid Lopes José Eustáquio de Brito
GT 12 O jovem no Ensino Médio Integrado: a contribuição da formação e do trabalho na construção da identidade juvenil na perspectiva do aluno Texto Completo Aprovado Sérgio Rafacho Fernando Selmar Rocha Fidalgo
GT 12 O processo de inserção profissional das egressas cotistas negras do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Texto Completo Aprovado Sidinei Rocha-de-Oliveira Karen Cristine da Silva Guimarães
GT 12 Trabalho (do) menor: entre o discurso e o sentido sobre o trabalho protegido do aprendiz, à luz das clínicas do trabalho Folder Aprovado Vanessa Carolina Neves Dos Santos José Newton Garcia de Araújo
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 13 A implantação do Ensino Médio mediado por tecnologia em escola indígena. Texto Completo Aprovado Kacia Neto De Oliveira Fonseca Valéria Weigel Maria Ione Feitosa Dolzane
GT 13 Entre o rio e a mata: a brincadeira como representação da infância ribeirinha e sua relação com a prática pedagógica Texto Completo Aprovado Maria Francisca Ribeiro Correa Waldir Ferreira de Abreu
GT 13 Obstáculos de discentes e docentes no ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública no interior de Minas Gerais. Texto Completo Aprovado Míriam Rabelo Gontijo Ana Paula Borges Érica Andrade Costa
GT 13 Nov@s professor@s e os velhos problemas educacionais do meio rural e de comunidades ribeirinhas do Marajó das Florestas Texto Completo Aprovado Sandra Job
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 14 Memórias da construção de uma política: a assistência social em análise Texto Completo Aprovado Ana Pereira dos Santos Roberta Carvalho Romagnoli
GT 14 Considerações sobre o trabalho com a prática intersetorial: a experiência de Belo Horizonte Texto Completo Aprovado Bruna Coutinho Silva Roberta Carvalho Romagnoli
GT 14 O PRONATEC como estratégia de inclusão social e produtiva de famílias em situação de pobreza no Brasil Texto Completo Aprovado Elisane Roseli Ulrich Zanelato Adriane Vieira Ferrarini
GT 14 Políticas públicas de formação para o trabalho de pessoas com deficiência do Governo do Estado do Pará Texto Completo Aprovado Janete Benjamin Benjamin Gilma Pereira da Silva Ivanilde Apoluceno de Oliveira
GT 14 A evasão escolar nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Texto Completo Aprovado Juliana Alvarenga Silvas Sabina Maura Silva
GT 14 A informalidade no mercado de trabalho brasileiro entre 1992 e 2014: uma interpretação institucionalista Texto Completo Aprovado Juliano Vargas Alexandre Ottoni Teatini Salles
GT 14 PAEFI: as significações dos trabalhadores acerca do serviço e seus efeitos na coprodução de autonomia. Texto Completo Aprovado Júnia Lúcia Pena De Andrade Pena De Andrade Deborah Rosária Barbosa Claudia Maria Figueiras Penido
GT 14 Reforma trabalhista: avançando para o passado Texto Completo Aprovado Lessí Pinheiro Anna Carolina Oliveira Carvalho
GT 14 As contratações precárias de professores (as) no ensino superior de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Liliana Borges
GT 14 Uma análise sobre obrigatoriedade da pré-escola com a disposição da Lei 12.796 Texto Completo Aprovado Marilandia Martins de Almeida Machado Elenice Cristina Da Rocha Feza Vera Lucia Andrade Dos Santos
GT 14 O protagonismo dos atores sociais nos rumos da Educação Profissional e na construção dos Institutos Federais Folder Aprovado Silvia Schiedeck Maria Cristina Caminha de Castilhos França
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 15 Narrativas de experiências profissionais de uma professora dos anos iniciais Texto Completo Aprovado Adair Mendes Nacarato
GT 15 Experiência da transição de jovens artistas da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro do trabalho formal para o informal Texto Completo Aprovado Allan Herison Ferreira Álvaro Augusto Comin
GT 15 A voz de um ex-aluno em imagem videográfica: formação escolar, apropriação da experiência vivida, profissionalidade e identidade Texto Completo Aprovado Bernadetth Maria Pereira
GT 15 Percepções de recém-doutores sobre a docência universitária Texto Completo Aprovado Cláudia Starling Bosco Bárbara de Oliveira Paulo César da Silva Cruz
GT 15 As narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto multicultural Texto Completo Aprovado Gabriela Barbosa Souza Lílian Miranda Bastos Pacheco
GT 15 Reconhecimento de saberes e competências (RSC): reconhecimento identitário de professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/EBTT Texto Completo Aprovado Lusia Mary Rolemberg Menacho Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
GT 15 Quando a socióloga quer ser professora: autoficção das experiências em educação. Folder Aprovado Marcela Cristina da Rocha Máximo Daniel Lamela Adó
GT 15 A oralidade como lugar de narrativizaçao do vaqueiro Folder Aprovado Monica Andrade Souza
GT 15 Sobre formação, identidade, profissionalização e histórias de vida de professores Texto Completo Aprovado Sílvia Adriana Rodrigues Alberto Albuquerque Gomes
GT 15 As condições de trabalho e a valorização docente nas narrativas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental Texto Completo Aprovado Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Célia Maria Fernandes Nunes Karla Cunha Pádua
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 16 Mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó Texto Completo Aprovado Adriana Silva Keyla Cristina Nunes de Oliveira
GT 16 Apontamentos sobre diversidade cultural na escola Texto Completo Aprovado Ana Paula Queiroz de Araujo Santana
GT 16 Jovens egressos/as de um curso de formação para o trabalho: uma análise a partir das categorias gênero e raça Texto Completo Aprovado Andréia Carvalho Silvani dos Santos Valentim
GT 16 Hannah Arendt e a questão negra na dessegregação da Escola de Little Rock, 1957 Texto Completo Aprovado Danilo Arnaldo Briskievicz Amauri Carlos Ferreira
GT 16 Teorias da administração: uma “evolução” sem cor? Texto Completo Aprovado Elisangela De Jesus Furtado da Silva Laysse Fernanda Macedo dos Santos Felipe Mateus Assis Soares
GT 16 Gênero e administração: uma análise da problematização do tema no campo dos estudos organizacionais Texto Completo Aprovado Elisangela De Jesus Furtado da Silva Mariana Jária Martins Thais Zimovski Garcia de Oliveira
GT 16 Juventude negra no Brasil e Ceará: desigualdade entre classes socioeconômicas Texto Completo Aprovado Ernesto dos Santos Vasconcelos Santos Ronaldo de Albuquerque e Arraes Julio Alfredo Racchumi Romero
GT 16 “Coisa de menino, coisa de menina” – a importância da Educação Física na compreensão das relações de gênero como base para uma educação inclusiva Texto Completo Aprovado Fabio Peron Carbalho Ana Paula Martins Fonseca Paulo Sérgio da Silva Ferreira
GT 16 Educação e ações afirmativas: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG Campus Governador Valadares Texto Completo Aprovado Giulliano Gloria de Sousa Victoria Rodrigues Viegas
GT 16 Perspectivas para a educação indígena: saídas possíveis sob a égide da democracia Texto Completo Aprovado Humberto Teixeira Ramos Lilian Miranda Bastos Pacheco
GT 16 Direito à educação indígena diferenciada: diálogos, legislação e desafios Texto Completo Aprovado Íris Pereira Guedes Jaqueline Rosa da Cunha
GT 16 Desafios de Moçambique na construção da identidade nacional e formação do homem novo. Texto Completo Aprovado José Gil Vicente
GT 16 Representações da África e do negro por estudantes de nível superior Texto Completo Aprovado Karla Cristina Silva Sousa
GT 16 Práticas discursivas docentes em sala de aula e a constituição da identidade negra. Texto Completo Aprovado Marilza de Oliveira Santos Santos
GT 16 A atualidade do desafio de inclusão da temática da educação para as relações étnico-raciais no currículo dos cursos de formação docente Texto Completo Aprovado Valdenice de Araujo Prazeres
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 17 O que revelam as pesquisas sobre as classes multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA? Folder Aprovado Ada Guimarães Regina Magna Bonifácio de Araújo
GT 17 A inter-relação entre trabalho, educação e formação humana: implicações para o trabalho docente na Educação Profissional Texto Completo Aprovado Alyne Campelo da Silva Ana Lúcia Sarmento Henrique
GT 17 As demandas da formação docente sob o olhar dos professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental Texto Completo Aprovado Ana Maria Mendes Sampaio José Rubens Lima Jardilino
GT 17 Precarização do trabalho docente na Educação Básica: causas e consequências Texto Completo Aprovado Ana Paula Lima Azevedo Samuel Nobre Lopes Maria Fátima Nobre Lopes
GT 17 PIBID e formação docente: uma análise sobre a contribuição do Programa para o desenvolvimento da postura profissional dos licenciandos Texto Completo Aprovado Ana Paula Martins Fonseca Elaine Kendall Santana Silva Ana Cristina Franco Rocha Fernandes
GT 17 Formação de professores, relação da Universidade com a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Texto Completo Aprovado Andréa Silva Gino
GT 17 Notas sobre competências profissionais necessárias à docência Texto Completo Aprovado Antonia Zulmira da Silva Maria de Luordes Ramos da Silva
GT 17 Formação docente: a prática cultural cinematográfica de estudantes de Pedagogia Texto Completo Aprovado Áurea Regina Guimarães Tomasi Wânia Maria de Araújo Ari Silva Gobira
GT 17 Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – a formação profissional em debate no Estado de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Bruna Beatriz Rocha Fernanda Cristina dos Santos Coelho Flaviana Alves Toledo
GT 17 The meaning of work as a predictor of the intention to remain/leave among teachers Texto Completo Aprovado Camila Heleno Livia de Oliveira Borges Esteban Agulló Tomas
GT 17 Práticas de ensino nos cursos de Administração do Vale do Mucuri Texto Completo Aprovado Cristhiane Rodrigues Soares Leão
GT 17 O contexto em que se deu a formulação da proposta de formação docente do PNAIC: aspectos pedagógicos e políticos educacionais Texto Completo Aprovado Delcilene Sanches Furtado Gilmar Pereira da Silva
GT 17 Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional Texto Completo Aprovado Elaine Kendall Santana Silva Silva Ana Cristina Franco Rocha Fernandes Fernanda Maria Francischetto da Rocha
GT 17 Formação docente nos Institutos Federais: análise de um Programa de desenvolvimento profissional Texto Completo Aprovado Geralda Aparecida de Carvalho Pena
GT 17 O ensino na pós-modernidade: perspectivas ancoradas na identidade e na interculturalidade Folder Aprovado Hélia de Oliveira Ladeia Elizabete das Dores Gomes de Souza
GT 17 Formação e profissionalização docente em tempos de mudança no ensino superior: direções conflitantes nos cursos de Pedagogia Texto Completo Aprovado Hustana Maria Vargas
GT 17 A prática docente Guarani Mbya – Questões de Formação Texto Completo Aprovado Janaína Aline dos Santos e Souza
GT 17 O Programa Gira Mundo Finlândia – formação e (re)significação do trabalho docente através da internacionalização Texto Completo Aprovado José Luiz Amado de Menezes e Souza Jamylle Rebouças Ouverney-King Francisco Petronio Alencar de Medeiros
GT 17 A contribuição do PIBID/Ciências Sociais – UNESP Marília na formação do professor intelectual crítico de Sociologia Texto Completo Aprovado Letícia Bernal Martins Luciana Aparecida de Araújo Penitente
GT 17 O trabalho docente: a emergência das críticas à atividade produtiva alienante Texto Completo Aprovado MARA RUBIA APARECIDA SILVA Cecídia Almeida Barreto Antonio Bosco de Lima
GT 17 Bidocência: trabalho docente colaborativo Texto Completo Aprovado Marilia Duarte Lopes Talina Helena Amaral da Fontoura
GT 17 Formação continuada do professor técnico de nível médio e a racionalidade comunicativa Texto Completo Aprovado Marta Pastor da Silva Barreto Úrsula Cunha Anecleto
GT 17 Trabalho docente: desafios do professor universitário diante do “novo” perfil estudantil Texto Completo Aprovado Nayara Macedo de Lima JArdim Alvanize Valente Fernandes Ferenc Joyce Wassem
GT 17 Contribuições do enfoque CTS e a necessidade de mudanças no processo de formação do professor de ciências Texto Completo Aprovado Pedro Xavier da Penha Maria Delourdes Maciel Mauro Sergio Teixeira de Araújo
GT 17 O trabalho docente do professor EBTT do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba Texto Completo Aprovado Raquel Vidigal Santaigo Alvanize Valente Fernandes Ferenc
GT 17 Impacto da área de formação docente no rendimento escolar no Ensino Médio: uma análise com dados em painel do censo escolar Texto Completo Aprovado Roberta Costa Ariana de Britto Fábio Waltenberg
GT 17 A reestruturação na Educação Básica e os impactos no trabalho docente em Patos de Minas/MG Texto Completo Aprovado Rosana Mendes Maciel Fabiane Santana Previtali
GT 17 A formação continuada de professores alfabetizadores no contexto do PNAIC: desafios atuais Texto Completo Aprovado Sidmar da Silva Oliveira Obdália Santana Ferraz Silva
GT 17 A especificidade e os desafios da formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica Texto Completo Aprovado Thayssa Martins Morais Ribeiro Sueli Soares dos Santos Batista
GT 17 Redução do gasto público e trabalho docente: apontamentos de pesquisa Texto Completo Aprovado Valéria de Moraes Vicente Moreira
GT 17 Formação continuada de professores, relações raciais e educação básica: apontamentos preliminares Texto Completo Aprovado Felipe Alex Santiago Cruz Wilma de Nazaré Baía Coelho
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 18 Precarização do trabalho docente e o avanço da Educação a Distância no Ensino Superior Brasileiro Texto Completo Aprovado Filipe Bellinaso
GT 18 Passado e presente do conceito da função gerencial: uma análise geracional com gerentes. Texto Completo Aprovado Marlene Catarina De Oliveira Lopes Melo Ana Maria Mendes Goulart Rebeca Leal Silva
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 19 Interculturalidade, economia criativa e novas formas de pensar e produzir moda Texto Completo Aprovado Aline Aparecida Valente Luciana Braga Silveira Luciana Crivellari Dulci
GT 19 Análise crítica do efeito da crise na composição do emprego do bibliotecário no Brasil (2006 a 2016) Texto Completo Aprovado Andre de Souza Pena
GT 19 A atuação do bibliotecário na mediação implícita da informação em bibliotecas universitárias Texto Completo Aprovado Fabiana Pereira dos Santos Leonardo Vasconcelos Renault
GT 19 Trabalho mediado por TIC: uma nova modalidade de trabalho? Texto Completo Aprovado Jaqueline Abreu Vianna
GT 19 Serviços arquivísticos terceirizados na Petrobras Texto Completo Aprovado José Antonio Pereira do Nascimento Ana Celeste Indolfo
GT 19 A multidisciplinaridade na formação de profissionais da informação Texto Completo Aprovado Márcia Cristine Althoff Eliana Maria Dos Santos Bahia
GT 19 Atuação do revisor de textos: uma experiência no SESC de Minas Gerais Texto Completo Aprovado Márcia Romano Ana Elisa Ribeiro
GT 19 Contribuições da Sociologia das Profissões para a análise das profissões de arquivista e museólogo no Brasil Texto Completo Aprovado Thiara dos Santos Alves
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 20 O gesto profissional – moendo conceitos e transformando realidades de trabalho Texto Completo Aprovado Enio Rodrigues da Silva Daisy Moreira Cunha
GT 20 Creche digital? A percepção de educadores e crianças sobre a TV digital Texto Completo Aprovado Flávia dos Santos Pereira Pereira Cláudio Márcio Magalhães
GT 20 Tecnologias de aquecimento solar em instituições de longa permanência para idosos: um estudo da viabilidade com a qualidade de vida Texto Completo Aprovado Mirla Carolina Braga do Carmo Claudio Márcio Magalhães Lucas Paglioni Pataro Faria
GT 20 Algumas considerações acerca da atividade docente na Educação Infantil Texto Completo Aprovado Mônica Baldiotti Campolina Ferreira Pinheiro Lucília Regina de Souza Machado
GT 20 Governamentalidade algorítmica e subjetivação: sobre os riscos da construção de subjetividades em um mundo digital Texto Completo Aprovado Rone Santos
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 21 Produções acadêmicas sobre interseccionalidade: discussões atuais no Brasil Texto Completo Aprovado Danielly Mendes dos Santos Luana Jéssica Oliveira Carmo Luiz Alex Silva Saraiva
GT 21 “O momento da verdade”: tecnologia e política no mundo moderno em crise a partir de Hannah Arendt Texto Completo Aprovado Danilo Arnaldo Briskievicz
GT 21 Limites e possibilidades da epistemologia feminista Folder Aprovado Josiane de Souza Surmani Cíntia de Souza Batista Tortato
GT 21 A questão de gênero como diversidade cultural nas empresas: impactos das mulheres e LGBT’s na gestão do conhecimento Texto Completo Aprovado Leonardo Pereira Pinheiro de Souza Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar
GT 21 Tecnologias de gênero, mídia e instituições militares Texto Completo Aprovado Leonardo Tadeu dos Santos Juliana de Fátima Pinto
GT 21 Nome social como estratégia de inclusão escolar no CEFET-MG: tecnologia e gênero na visão Queer Folder Aprovado Luciana Rodrigues da Silva
GT 21 Sociedade em rede: um ensaio a partir do feminismo anticapitalista Texto Completo Aprovado Vanessa Nesbeda Gil Camile Pegoraro Danilo Romeu Streck
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 22 Uma análise sobre a relação entre os critérios de textualidade e a elaboração de analogias no processo de ensino aprendizagem Texto Completo Aprovado Andréa Cristina Maggi Ivo de Jesus Ramos
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 23 Repensando a gestão e a organização do trabalho: perspectivas de intervenção a partir da participação dos trabalhadores Texto Completo Aprovado Amanda Maria Marques Pimenta Elisiene Chaves Fagundes José Newton Garcia Araújo
GT 23 O papel e a formação do interveniente em situação de autoconfrontação na clínica da atividade Texto Completo Aprovado Dalvane Althaus
GT 23 Suicídio e trabalho contemporâneo Texto Completo Aprovado Daniela Piroli Cabral
GT 23 A metodologia psicossocial da roda de conversa na sistematização da prática educativa: reflexões sobre uma experiência Texto Completo Aprovado Gislene Silva Dutra Maria Lúcia Miranda Afonso
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 24 O olhar do outro e a educação: considerações sobre a Escola-Medusa a partir de Jean-Paul Sartre Texto Completo Aprovado Danilo Arnaldo Briskievicz
GT 24 Cultura jurídica e educação profissional: análise dos discursos proferidos pelo deputado Eduardo Pimentel no trâmite da Lei Estadual 203/1896 Texto Completo Aprovado Débora Castro Alves Irlen Antônio Gonçalves
GT 24 Novas perspectivas de formação: o gesto profissional do professor Texto Completo Aprovado Fernanda Zatar Bicalho
GT 24 O trabalho da mulher na indústria têxtil: enfoque no setor de fiação de uma indústria mineira Texto Completo Aprovado Mislene Aparecida Gonçalves Rosa Raquel Quirino
GT 24 As performances do professar: notas sobre o gesto de um corpo que professa Texto Completo Aprovado Pedro Luis Braga Silva Ana C. Zimmermann
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 25 A teia dos povos como pedagogia alternativa: rumo à coletividade dos movimentos sociais do campo Texto Completo Aprovado Arlete Ramos Dos Santos Carlos dos Santos Viana
GT 25 Pedagogias alternativas e formação profissional de engenheiros: experiências de aprendizagem no CEFET-MG Texto Completo Aprovado Juliana Pereira Antônio de Pádua Nunes Tomasi
GT 25 Outras “Pedagogias” para a Educação em tempo integral Texto Completo Aprovado Marcio Bernardino Sirino Arthur Vianna Ferreira Patricia Flavia Mota
GT 25 A Educação de Jovens e Adultos: potencialidades, possibilidades e multidimensiolanidades do trabalho com oficinas Texto Completo Aprovado Marcos Cesar Guimares Dos Santos Rany de Fátima Saldanha Carneiro Antônio Braz de Farias
GT 25 Educação de Jovens e Adultos no território do Sisal – Bahia: o Sertão vai virar um mar de letras Texto Completo Aprovado Marcos Cesar Guimares Dos Santos Eduardo José Fernandes Nunes
GT 25 Práticas discursivas no Terreiro de Umbanda: da leitura da vida para vida na leitura Texto Completo Aprovado Paula dos Reis Moita
GT 25 A formação política de trabalhadores precarizados no MST e no MTST Texto Completo Aprovado Renan Oliveira
GT 25 Produção de cosméticos: uma possibilidade para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Folder Aprovado Wellington Nora Soares Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Tatiana Maria de Sousa Soares
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 26 Organização do trabalho pedagógico e avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: análise dos Programas de Ensino do caso em estudo Texto Completo Aprovado Ione Aparecida Rodrigues Sabina Maura Silva
GT 26 Programa Novo Mais Educação em Santa Cruz de Minas: um estudo longitudinal a partir do desenvolvimento social e intelectual dos alunos em língua portuguesa Texto Completo Aprovado Juliana Brito de Souza Evelyne Fernanda de Carvalho
GT 26 Formação ao longo da vida (FLV) na docência: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais Texto Completo Aprovado Mateus Esteves De Oliveira Vicente Aguimar Parreiras
GT 26 Folhetos de cordel portugueses, letramento literário por meio do educativo Texto Completo Aprovado Sabrina Gomes Arthur Manhães Pedro Antonio Araújo Bastos
GT 26 Letramento digital: os desafios da relação discente-docente Texto Completo Aprovado Siomara Castro Nery Stefanie Rodrigues Costa Marizéte Silva Souza
GT 26 Mostra que eu escuto: a perspectiva da TV Digital para os surdos. Texto Completo Aprovado Veridiana Antonia Alves De Souza Alessandra de Souza Santos Ângela Araújo Costa
GT Título artigo Tipo Status Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 27 Transformações institucionais na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e implicações para os professores no IFMT-Campus Cuiabá Texto Completo Aprovado Danilo Herbert Queiroz Martins Revalino Antonio de Freitas
GT 27 Os Programas de Formação Docente para Educação Profissional no Instituto Federal de São Paulo- Campus São Paulo Texto Completo Aprovado Fernanda Ferreira Boschini Sueli Soares dos Santos Batista
GT 27 Formação docente para as Escolas Cidadãs da Paraíba: contribuições do Programa Gira Mundo Finlândia Texto Completo Aprovado Iza Manuella Aires Cotrim Alexandre Fonseca D’Andrea Jamylle Rebouças Ouverney-King
GT 27 O perfil coletivo profissional como entidade constitutiva e determinante para o êxito almejado pelas Instituições de ensino Texto Completo Aprovado Marco Aurélio Nicolato Peixoto Ana Paula da Silva Rodrigues Leonardo Ribeiro Gomes
GT 27 Formação de professores da Educação Profissional para alunos com deficiência Texto Completo Aprovado Sandra Freitas de Souza Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
GT 27 Formação continuada de docentes na Educação Profissional: analisando aspectos da construção da profissionalidade Texto Completo Aprovado Shirleide Pereira da Silva Cruz Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Waldilene Santos do Nascimento