Artigos Aprovados


GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 01 FAE: sala 3101 Trajetória formativa de professores da Educação de Jovens e Adultos: fios e desafios Texto Completo Ana Paula Ferreira Pedroso Leôncio José Gomes Soares
GT 01 FAE: sala 3101 O PROEJA como proposta de qualificação profissional Texto Completo Ana Rosaura Moraes Springer Jaqueline Rosa da Cunha
GT 01 FAE: sala 3101 PROEJA: por uma formação integral e humana Texto Completo Andréa Ribeiro Gonçalves Cleia Margarete Macedo da Costa Tonin
GT 01 FAE: sala 3101 Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres estudantes e trabalhadoras reclusas na capital de Minas Gerais Texto Completo Caio César Sousa Marçal Lucio Alves de Barros
GT 01 FAE: sala 3101 Direitos humanos e necessidades humanas: reflexões acerca do trabalho e de sua relação com a educação de jovens e adultos Texto Completo Débora Mariz Heli Sabino de Oliveira
GT 01 FAE: sala 3101 Avanços e retrocessos na política de educação de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso/Brasil (2008/2017) Texto Completo Ivana Bognar Márcia Santos Ferreira
GT 01 FAE: sala 3101 Juventudes e a escola Texto Completo Janaina de Oliveira Menezes Mary Garcia Castro
GT 01 FAE: sala 3101 As atribuições do órgão gestor de mão de obra de Paranaguá-PR (OGMO/PR) na qualificação profissional do trabalhador portuário avulso (TPA): o que diz a Lei dos Portos Texto Completo Luceli Gomes da Silva Mário Lopes Amorim
GT 01 FAE: sala 3101 Os desafios da formação docente de educadores/as de jovens e adultos – um estudo de caso Texto Completo Marcio Fernando Silva
GT 01 FAE – Hall de entrada O currículo do PROEJA e os desafios na inclusão de jovens e adultos trabalhadores Folder Monick Munay Dantas da Silveira Sandra Maria da Costa Lima Aleksandre Saraiva Dantas
GT 01 FAE: sala 3101 É possível desenvolver uma formação profissional que permita a construção dos saberes pelos trabalhadores? Texto Completo Vívian Emanuelle Alves de Aguiar
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Transição ensino médio – ensino superior: adaptação a universidade e sua influência nos altos índices de evasão e reprovação. Texto Completo Alessandro Caldeira Alves
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Identidades profissionais na área de TI pela perspectiva de “identidade para o outro” de Claude Dubar Texto Completo Allan Herison Ferreira Álvaro Augusto Comin
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Cervejeiros artesanais: recursos, percursos e empresarialização de si Texto Completo Andrey Felipe Sgorla
GT 02 FAE: salas 3107/3102 “Ser ou não ser? Eis a questão”: possibilidades e consequências do coming out de professores gays de uma cidade do interior de Minas Gerais Texto Completo Carlos Gustavo Assis
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Identidade profissional docente na educação infantil: registros de trajetórias e experiências de um grupo profissional Texto Completo Caroline Machado Cortelini Conceição Mariane Bertonceli Ana Paula Martini
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Olhando a realidade através de um caleidoscópio teórico e epistemológico: procurando compreender as diversas facetas da profissão docente Texto Completo Dionas Pompeu Laura Senna Ferreira
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Dia do professor: representações construídas em mensagens de felicitações aos docentes Texto Completo Eliane Velloso Missagia Paulo Henrique P. Barbosa Cruz Renato Caixeta da Silva
GT 02 FAE: salas 3107/3102 O que faz um catador de materiais recicláveis? Análise do trabalho e da formação profissional das triadoras de materiais recicláveis Texto Completo Fabiana Goulart de Oliveira Vanessa Andrade Barros
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Identidade docente: a idade da complexidade Texto Completo Fatima Lefone
GT 02 FAE: salas 3107/3102 A formação do professor no curso de licenciatura em química: saberes e identidades no contexto capitalista contemporâneo Texto Completo Floriza Gomide Sales Rosa Wellington Bezerra Meireles Patrícia Nepomuceno dos Santos
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Educação emocional, mal-estar docente e identidade profissional Texto Completo Jonatas Silva Santiago Úrsula Cunha Anecleto
GT 02 FAE: salas 3107/3102 O reconhecimento no trabalho de motoristas de transporte coletivo urbano Texto Completo Júlia Gonçalves Suzana da Rosa Tolfo Lucas Schweitzer
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Desenvolvimento da identidade de professores de matemática e participação em mestrados profissionais: um estudo de caso Texto Completo Leticia Losano Dario Fiorentini
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Nas ruas e nas estradas: um estudo exploratório sobre artesãos nômades Texto Completo Mara Marçal Sales João Gabriel Sá Mauro Lúcio Henrique de Carvalho
GT 02 FAE: salas 3107/3102 PUC Identidade: programa de formação identitária na PUCPR Texto Completo Marcos Aurelio Pereira
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Reformas, trabalho e identidades docentes Texto Completo Núbia Cristina dos Santos Lemes Bruno Borges Kênia Abbadia de Melo
GT 02 FAE – Hall de entrada A literatura sobre o ensino de inglês e Linguística Aplicada na graduação em Letras: Identidades, emoções, crenças e ações Folder Patricia Mara de Carvalho Costa Leite
GT 02 FAE – Hall de entrada Amor e identidade(s) docente(s): um estudo com professoras que atuam no cuidado e na educação de bebês em uma instituição de educação infantil Folder Rubia da Conceição Camilo Isabel de Oliveira e Silva Érica Dumont-Pena
GT 02 FAE: salas 3107/3102 A construção da identidade profissional: Estudo com gestoras das gerações Baby Boomers, X e Y Texto Completo Vilma Santos Pereira De Faria Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Ana Lúcia Magri Lopes
GT 02 FAE: salas 3107/3102 Profissionalismo e disputas por legitimação na saúde da família: as negociações identitárias de médicos no contexto do programa mais médicos Texto Completo Wellington Siqueira Maria da Gloria Bonelli
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 03 FAE: sala 3102 O nivelamento escolar como instrumento de redução da evasão no curso de engenharia civil – FACEMG Texto Completo Cláudia Veloso Adriana do Carmo Silva Rocha Couto Mayara de Carvalho V. Silva
GT 03 FAE: sala 3102 A formação do engenheiro naval oriundo da escola naval: o convênio Marinha do Brasil e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Texto Completo Hercules Honorato Helga Campos de Azevedo Guimarães
GT 03 FAE – Hall de entrada As competências desenvolvidas pelo engenheiro de inspeção de equipamentos do segmento de petróleo. Folder Jancler Adriano Pereira Nicacio Adriana Maria Tonini
GT 03 FAE: sala 3102 Formação profissional do engenheiro naval e oceânico da Escola Politécnica da UFRJ: percepção dos egressos Texto Completo Mariana Fernandes de Mello Sodré Simone Morandini
GT 03 FAE: sala 3102 Pontes de convergência entre a noção de saber ambiental e o perfil esperado de um engenheiro Texto Completo Poliana Belmon de Carvalho Caio Bitencortt José Geraldo Pedrosa
GT 03 FAE: sala 3102 Cálculo da eficiência do posto de trabalho através de técnicas de simulação no ambiente acadêmico Texto Completo Simone Ferigolo Venturini Taís Oliveira Silva Renata Ribeiro Silva
GT 03 FAE – Hall de entrada Ferramentas de realidade virtual e metodologias ativas: uma proposta de aprendizagem nas engenharias. Folder Simone Ferigolo Venturini Charles Rech Hiasmin Pinheiro
GT 03 FAE: sala 3102 Considerações sobre a disciplina de laboratório em curso de engenharia elétrica com base em avaliação cruzada qualitativa do ensino e aprendizagem Texto Completo Vitor Klingelfus Ariana Serrano
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Os jovens pescadores de Cametá: trabalho, conhecimentos do curso técnico em aquicultura e formação da identidade pescadora Texto Completo Adenil Alves Rodrigues Doriedson do Socorro Rodrigues Gilmar Pereira da Silva
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade no mestrado profissional: conceitos, práticas e capacidades desenvolvidas segundo os mestrandos Texto Completo Adilene Gonçalves Quaresma Ari Silva Gobira Eva Prado
GT 04 FAE – Hall de entrada Trabalho da mulher: breves reflexões sobre as beneficiárias do Programa Bolsa Família Folder Amanda do Carmo Amorim Nadú Ana Cláudia Ferreira Godinho
GT 04 FAE – Hall de entrada Os saberes dos trabalhadores e suas interfaces com a educação profissional Folder Ana Paula De Almeida Mariglei Severo Maraschin
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Segredos do ofício na panificação e na confeitaria: renormalização, apropriação e transformação dos saberes-valores que circulam atividade de trabalho. Texto Completo Clúvio Buenno Soares Terceiro Maria Clara Bueno Fischer
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Um olhar sobre a diversidade sexual no mundo do trabalho Texto Completo Corina Alves Farinha
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

A práxis política dos pescadores da Z-16 como produto da experiência histórica Texto Completo Egidio Martins Martins Valdileia Carvalho da Silva
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Labuta em um centro de saúde de Belo Horizonte: um estudo sobre identidade e identificação Texto Completo Elisangela De Jesus Furtado da Silva Laysse Fernanda Macedo dos Santos Leonardo Tadeu Santos
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Autoconfrontação simples: análise da experiência docente de uma egressa do curso de Pedagogia da PUC Minas Texto Completo Eni de Faria Sena Sena Maria da Graça Oliveira Mariana Veríssimo
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Tornar-se contador de histórias: reflexões sobre a identidade de contadores no Brasil e na Espanha Texto Completo Felícia de Oliveira Fleck Miriam Vieira da Cunha
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Formação do fisioterapeuta para atuação na atenção primária à saúde: percepção dos professores e alunos Texto Completo Fernanda Maria Francishetto Rocha Ana Paula Martins Fonseca Elaine Kendall Santana Silva
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Para onde foi o RH? Um estudo crítico da evolução das práticas de gestão de pessoas Texto Completo Luciana Gelape dos Santos Admardo Bonifácio Gomes Júnior Thamires Rodrigues Duarte
GT 04 FAE – Hall de entrada Quebrando o teto de vidro: história de vida de uma professora gestora Folder Marcella Barbosa Miranda Teixeira Fernanda Tarabal Lopes Admardo Bonifácio Gomes Jr.
GT 04 FAE – Hall de entrada O trabalho pedagógico no PROEJA do Campus Santo Augusto Folder Marcos José Andrighetto Mariglei Severo Maraschin
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

O trabalho em debate: mutações e adoecimentos nas atuais relações de trabalho Texto Completo Maria Claudeniza Maia Pinto Sandra Maria Campos Alves
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Casas de farinha: reflexões acerca do trabalho e educação em comunidades tradicionais do interior da Bahia. Texto Completo Marisa Oliveira Santos Santos Urânia Teixeira Amaral Ana Elizabeth Santos Alves
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

Trabalho e educação na indústria criativa: breves considerações da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e municípios selecionados Texto Completo Moisés Waismann Judite Sanson de Bem Margarete Panerai Araújo
GT 04 FAE/PÓS

Salas 1 e 2

A produção da vida material em um assentamento de reforma agrária em Minas Gerais: reflexões a partir do conceito processo de trabalho Texto Completo Nagela BRANDÃO
GT 04 FAE – Hall de entrada Influências da cultura japonesa no cotidiano acadêmico de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista Folder Tânia Cristina Impocetto Marcheti Ana Maria Rodrigues de Carvalho Francisco Hashimoto
GT 04 FAE – Hall de entrada O trabalho artesanal como experiência educativa de jovens e adultos na escola pública Folder Verônica Cristina Pinto Mendonça Ana Claudia Ferreira Godinho
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 05 FAE: sala 3101 A política neodesenvolvimentista do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a agricultura familiar solidária: uma crítica empírica Texto Completo Carlos Ferreira Wanderley João Batista de Deus Adriano Rodrigues de Oliveira
GT 05 FAE: sala 3101 A economia popular entrelaçada com a economia capitalista: o caso dos metalúrgicos organizados em pequenas unidades de produção da Serra Gaúcha Texto Completo Ivan Livindo de Senna Corrêa Maria Clara Bueno Fischer
GT 05 FAE – Hall de entrada Reciclagem, políticas públicas, empreendimentos augestionários e trabalho infantil Folder Lucas Tavares Pereira Pêgas Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva
GT 05 FAE: sala 3101 Projeto Cooperarua: desafios e possibilidades de uma experiência em economia solidária com a população em situação de rua Texto Completo Maria Luisa Carvalho Marilene Beatriz Zazula Helena Cantão de Sylvio
GT 05 FAE – Hall de entrada Gênero, associativismo e reciclagem: análises sobre o protagonismo feminino em empreendimentos econômicos solidários de reciclagem Folder Otávio Lopes de Souza Lauriane Carvalho Rocha
GT 05 FAE: sala 3101 Integrasol – mapeamento e integraçao de empreendimentos da economia solidária no Brejo paraibano Texto Completo Patricio Lourenço da Silva Wiliane Viriato Rolim Tatiana Losano de Abreu
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

A luta pela democratização da terra Texto Completo Carolina de M. E. Lourenço Juliana Elis Dos Santos Hoffmann Lucélia Almeida Rocha Góes
GT 06 FAE – Hall de entrada Os desafios da educação inclusiva para surdos na educação do campo: estratégias de ensino e a libras como língua espaço-visual Folder Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Juliana Pereira
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

As relações entre a educação ambiental e a educação do campo Texto Completo Daiane Peluso Rosana Cristina Biral Leme Marli Terezinha Szumilo Schlosser
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

A pedagogia da alternância como proposta de educação no campo: um estudo na escola família agrícola Itapirema em Rondônia, Brasil Texto Completo Daniete Rocha Charles Carminati de Lima Yanet Reimondo Barrios
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

A propriedade no Brasil: construção de representações sociais de povos campesinos Texto Completo Elizabeth Gomes-Barroso Alessandra de Jesus Meira Maria Isabel Antunes-Rocha
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

O trabalho como princípio científico-educativo em uma escola do campo: diferentes metodologias Texto Completo Fabiana Leite de Souza Odimar João Peripolli Ilma Ferreira Machado
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

Educação do campo e movimentos sociais: um exemplo teórico e prático no Estado do Pará Texto Completo Joaquim Augusto Souza de Menezes
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

Práticas pedagógicas da formação em alternância: um estudo na Escola Família Agrícola Paulo Freire, em Acaiaca/MG Texto Completo Josiane Priscila Carvalho Antônio de Pádua Nunes Tomasi
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

Educação do campo e agroecologia: por uma pedagogia do trabalho Texto Completo Kelci Anne Pereira Mara Franco Sá Valcilene Rodrigues da Silva
GT 06 FAE/PÓS

Sala 01

Gestão escolar democrática: um olhar sobre as escolas do campo do município de Itabuna – BA Texto Completo Valéria Prazeres dos Santos Arlete Ramos dos Santos
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Transformações nas relações de trabalho entre os Profissionais de TI no Brasil dos anos 1960 aos anos 2010 Texto Completo Allan Herison Ferreira Álvaro Augusto Comin
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Licenciatura em desporto – impactos da precarização do trabalho na cidade da Guarda em Portugal Texto Completo Bruna Beatriz Rocha Flaviana Alves Toledo
GT 07 FAE – Hall de entrada O trabalho imaterial e a racionalização aplicada à captura da subjetividade e à transferência de expertises Folder Fábio Luiz Tezini Crocco
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Migrações, pendularidades e mercado trabalho no segmento upstream da indústria do petróleo na Bacia de Campos Texto Completo Joseane Souza Denise Cunha Tavares Terra
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Trabalho imaterial: contratempos laborais no campo da tecnologia Texto Completo Laura Senna Ferreira
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Entre os sentidos do trabalho informal e do emprego: descontinuidade, ruptura de estabilidades e permanências Texto Completo Lucas Schweitzer Suzana da Rosa Tolfo Júlia Gonçalves
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Agricultura familiar um olhar sobre a comunidade rural de Córrego Falso em Divinópolis – MG Texto Completo Luiz Elpídio De Melo Machado Marta Maria Moreira Machado Lorrane Teixeira Viana
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

As novas configurações do trabalho e suas repercussões sociais Texto Completo Noêmia Lazzareschi
GT 07 FAE – Hall de entrada Trabalho e educação no contexto da reestruturação produtiva e surgimento dos Institutos Federais Folder Oengredi Mendes Maia Santos Mário Lopes Amorim
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Flexibilidade, intensidade e resistência: há tempo de recuperar o tempo Texto Completo Suellen Couto Tania Ludmila Dias Todas
GT 07 FAE/PÓS

Sala 02

Crítica do trabalho, trabalho imaterial e tempo livre: considerações sobre Marx e o capitalismo atual Texto Completo Zaira Rodrigues Vieira
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues Rupturas e continuidades das políticas públicas para a educação profissional no Brasil entre 2003 e 2015 Texto Completo Denise Bianca Maduro Silva
GT 08 FAE – Hall de entrada As (in) consequências da reforma do Ensino Médio Folder Guilherme Augusto Barcello Costa Luciana Ferraz Luiza Ferraz
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues As relações entre facções clandestinas e a responsabilidade da marca empregadora. Texto Completo Guilherme Marconatto Modelli Otávio Augusto Custódio de Lima
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS: uma nova força social em questão. Texto Completo Gustavo Leite de Araujo da Silva Eveline Bertino Algebaile
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues Política de produção, formação dos trabalhadores e racionalização do trabalho Texto Completo Hugo Leonardo Fonseca da Silva
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues A politização da aposentadoria: a COBAP entre o corporativismo e a representatividade Texto Completo Marcos Augusto Castro Peres
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues Notas sobre a experiência da classe trabalhadora e alguns desafios à ação sindical dos metalúrgicos no polo automotivo de Goiana – Pernambuco Texto Completo Mario Henrique Guedes Ladosky
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues Relações de gênero em discursos de estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Minas Gerais Texto Completo THATIANE RUAS
GT 08 FAE: aud. Neidson Rodrigues Relatos de resistência e autonomia: o controle sobre o trabalho docente segundo os professores de história Texto Completo Thiago Boim
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 09 FAE: sala 3104 O lugar da anglo-americanidade na “ética protestante e o espírito do capitalismo”, de Max Weber Texto Completo Aldo Simões José Geraldo Pedrosa Lívia Elói Ribeiro
GT 09 FAE: sala 3104 As reformas do sistema de ensino público e suas relações com o pensamento neoliberal Texto Completo Ana Carolina Trevisan Camilo Ferreira Sylvia Gemignani Garcia
GT 09 FAE – Hall de entrada Celular, técnica como auxílio para o alcance da aprendizagem significativa na educação profissional técnica de Nível Médio Folder Antonio Luiz Fernandes da Silva José Geraldo Pedrosa
GT 09 FAE: sala 3104 O antiamericanismo entre os monarquistas como forma de combate à República (1889-1917) Texto Completo Flávio Giarola
GT 09 FAE: sala 3104 Representações de Chaplin sobre Europa e américa: apontamentos para uma compreensão da americanidade Texto Completo Iara Ferreira José Geraldo Pedrosa
GT 09 FAE: sala 3104 A civilização americana na perspectiva de Jean-Pierre Fichou Texto Completo José Geraldo Pedrosa
GT 09 FAE: sala 3104 As iniciativas de educação profissional como mecanismos de adaptação à concepção neurológica da modernidade e ao desenvolvimento tecnológico Texto Completo José Rodrigo Paprotzki Veloso
GT 09 FAE: sala 3104 As influências norte americanas nas reformas curriculares na formação para o trabalho de professores de Matemática Texto Completo Maria Cezar De Sousa
GT 09 FAE: sala 3104 Um duplo Americanismo: É possível? Texto Completo Nilton Ferreira Bittencourt Junior
GT 09 FAE: sala 3104 CBAI e os agentes do Ensino Industrial (1946 a 1963) Texto Completo Nívea Maria Teixeira Ramos José Geraldo Pedrosa
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

A nova institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a evolução do desenvolvimento da pesquisa no IFRN Texto Completo Carmem Ariane Filgueira De Medeiros Guerra Albino Oliveira Nunes Francisco das Chagas Silva Souza
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

O trabalho como princípio educativo e o estágio como prática profissional dos alunos do ensino médio integrado do IFRN: uma análise documental Texto Completo Dayane Mary Soares da Costa Ana Paula Dantas Ferreira Marcos Antônio de Oliveira
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

Qualificação profissional: relato de uma experiência Texto Completo Enid Drumond Paula Regina Balabram Adriana Maria de Castro Miranda
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

Ofícios manuais/mecânicos ou aprendizado das letras? A educação de órfãos em Mariana (1790-1822) Texto Completo Leandro Silva de Paula
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

Evasão nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da UFRJ Texto Completo Mariana Fernandes de Mello Sodré
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

A implantação de um curso técnico em enfermagem: uma experiência de formação para o Sistema Único de Saúde Texto Completo Maristela Vargas Losekann Maria Clara Bueno Fischer
GT 10 FAE/PÓS

Sala 03

Alfaiates e alfaiatarias: narrativas sobre a extinção de uma profissão Texto Completo Valéria Oliveira Santos
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 11 CAD2 B304 Uma intervenção da Matemática junto aos idosos de um centro de convivência Texto Completo Ana Cristina Franco Da Fernandes Ana Paula Martins Fernanda Maria Francischetto Amaral
GT 11 CAD2 B304 Fatores de propensão ao estresse ocupacional: estudo com servidores do Ministério Público Federal no Estado de Minas Gerais Texto Completo Aparecido Donizete Servadio Luciano Zille Pereira Luiz Carlos Honório
GT 11 FAE – Hall de entrada Somos escravos, mas não os seus! Um estudo netnográfico acerca da construção de sentidos dos trabalhadores do setor de hospedagem sobre sua relação com os hóspedes Folder Iraneide Pereira da Silva Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos Bruna Galindo Moury Fernandes
GT 11 CAD2 B304 Os riscos ergonômicos no cotidiano das equipes de enfermagem Texto Completo Leila Santos Beatriz botelho Lilian Torres
GT 11 CAD2 B304 Mudanças no mundo do trabalho e processo de adoecimento psíquico: a realidade vivenciada pelos bancários Texto Completo Luísa Tavares Resende Mariana Costa Carvalho
GT 11 CAD2 B304 A prática do Fórum Pró-trabalho como promoção da Lei de Cotas e da inclusão produtiva das pessoas com deficiência: um estudo acerca de uma gestão participativa Texto Completo Maria Cristina Domingos Abreu Reis
GT 11 CAD2 B304 Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores docentes das escolas públicas do Vale do Rio Pardo, RS Texto Completo Moacir Fernando Viegas Yohanna Breunnig Larissa Pacheco dos Santos
GT 11 FAE – Hall de entrada Programa postural para o PROEJA: práticas para a saúde do trabalhador-estudante Folder Olga Rohde Mariglei Severo Maraschin
GT 11 FAE – Hall de entrada Mortificação do eu pelo exercício laboral: um estudo teórico sobre a relação entre suicídio e trabalho Folder Tamara Aveline de Souza Ariane Agnes Corradi
GT 11 CAD2 B304 A pessoa com deficiência e a ocupação do espaço social do trabalho Texto Completo Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow
GT 11 CAD2 B304 Estresse ocupacional: estudo com profissionais de enfermagem de uma instituição hospitalar localizada no Estado de Minas Gerais Texto Completo Valmir Gonçalves Luciano Zille Pereira
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Rezago y abandono educativo en Colombia. Una propuesta de política pública para la equidad educativa Texto Completo Angela María Rojas Ladino
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Chico Bento na escola: uma intervenção pedagógica sobre o trabalho Texto Completo Bianca Amaral Da Cunha Antônio Augusto Moreira de Faria
GT 12 FAE – Hall de entrada Educação inclusiva e a qualificação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho Folder Camilla Martins dos Santos Benevides Andressa Cristina Brzezinski Mirian Celia Castellain Guebert
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Que cidadão devemos formar? Os desafios do ensino de história na educação básica Texto Completo Cléia Maria Alves Anna Rafaella De Paiva Dantas Francisco Das Chagas Silva Souza
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Da universidade ao mundo do trabalho: prática docente na formação de futuros gestores Texto Completo Corina Alves Farinha Patrícia Rosânia de SáMoura
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Contribuições do curso pré-vestibular universidade para todos para o acesso de estudantes, de Aracatu-BA, ao ensino superior e ao mercado de trabalho Texto Completo Erivan Coqueiro Sousa Claudio Pinto Nunes Gilvan Santos Sousa
GT 12 FAE – Hall de entrada Um olhar sobre os projetos integradores de um curso de ensino médio integrado: a experiência do IFSC campus São José Folder Fernanda Carolina Dias Tristão
GT 12 FAE: salas 4104/4105 As reformas educacionais dos anos 90 e os impactos na gestão da educação brasileira: concepções e princípios Texto Completo Giselle Ferreira Amaral De Miranda Azevedo Azevedo
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Expectativas profissionais entre formandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Texto Completo Ivanete Modesto do Amaral
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Trabalho como princípio educativo: representações sociais de trabalho de alunos do IFRO Texto Completo Josefa Aparecida Pereira De Andrade Tatiane Alves Pereira Gonçalves Rosa Oliveira Marins Azevedo
GT 12 FAE: salas 4104/4105 Fatores responsáveis pela evasão escolar na educação profissional do campus do Instituto Federal do Ceará em Tabuleiro do Norte Texto Completo Juliana Pantoja De Aquino Araújo Maria do Socorro Araújo Vale Maria do Socorro Nogueira Girão
GT 12 FAE: salas 4104/4105 EJA ensino fundamental: a (re)inclusão na escola como perspectiva de inserção social no trabalho Texto Completo Juliana Silva dos Santos Ivan Livindo de Senna Corrêa
GT 12 FAE: salas 4104/4105 O jovem, a orientação vocacional e o mercado de trabalho em Caxias – MA Texto Completo Keyla Cristina Nunes de Oliveira Adriana Beserra Silva
GT 12 FAE – Hall de entrada Arte no Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT): construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho Folder Marcos Luis Christo Pollyana dos Santos
GT 12 FAE – Hall de entrada A experiência de jovens inseridos em um programa de aprendizagem: implicações sobre trabalho, educação, formação profissional e desigualdades. Folder Samille Schmid Lopes José Eustáquio de Brito
GT 12 FAE: salas 4104/4105 O jovem no Ensino Médio Integrado: a contribuição da formação e do trabalho na construção da identidade juvenil na perspectiva do aluno Texto Completo Sérgio Rafacho Fernando Selmar Rocha Fidalgo
GT 12 FAE: salas 4104/4105 O processo de inserção profissional das egressas cotistas negras do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Texto Completo Sidinei Rocha-de-Oliveira Karen Cristine da Silva Guimarães
GT 12 FAE – Hall de entrada Trabalho (do) menor: entre o discurso e o sentido sobre o trabalho protegido do aprendiz, à luz das clínicas do trabalho Folder Vanessa Carolina Neves Dos Santos José Newton Garcia de Araújo
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 13 FAE: sala 4106 A implantação do Ensino Médio mediado por tecnologia em escola indígena. Texto Completo Kacia Neto De Oliveira Fonseca Valéria Weigel Maria Ione Feitosa Dolzane
GT 13 FAE: sala 4106 Entre o rio e a mata: a brincadeira como representação da infância ribeirinha e sua relação com a prática pedagógica Texto Completo Maria Francisca Ribeiro Correa Waldir Ferreira de Abreu
GT 13 FAE: sala 4106 Obstáculos de discentes e docentes no ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública no interior de Minas Gerais. Texto Completo Míriam Rabelo Gontijo Ana Paula Borges Érica Andrade Costa
GT 13 FAE: sala 4106 Nov@s professor@s e os velhos problemas educacionais do meio rural e de comunidades ribeirinhas do Marajó das Florestas Texto Completo Sandra Job
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 Memórias da construção de uma política: a assistência social em análise Texto Completo Ana Pereira dos Santos Roberta Carvalho Romagnoli
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 A implementação de políticas públicas na perspectiva dos agentes de base em educação: o IDEB e as escolas atendidas pelo Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto Texto Completo Breynner Ricardo de Oliveira Maria Tereza da Silva Pena
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 Considerações sobre o trabalho com a prática intersetorial: a experiência de Belo Horizonte Texto Completo Bruna Coutinho Silva Roberta Carvalho Romagnoli
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 O PRONATEC como estratégia de inclusão social e produtiva de famílias em situação de pobreza no Brasil Texto Completo Elisane Roseli Ulrich Zanelato Adriane Vieira Ferrarini
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 Políticas públicas de formação para o trabalho de pessoas com deficiência do Governo do Estado do Pará Texto Completo Janete Benjamin Benjamin Gilma Pereira da Silva Ivanilde Apoluceno de Oliveira
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 A evasão escolar nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Texto Completo Juliana Alvarenga Silvas Sabina Maura Silva
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 A informalidade no mercado de trabalho brasileiro entre 1992 e 2014: uma interpretação institucionalista Texto Completo Juliano Vargas Alexandre Ottoni Teatini Salles
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 PAEFI: as significações dos trabalhadores acerca do serviço e seus efeitos na coprodução de autonomia. Texto Completo Júnia Lúcia Pena de Andrade Deborah Rosária Barbosa Claudia Maria Figueiras Penido
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 Reforma trabalhista: avançando para o passado Texto Completo Lessí Pinheiro Anna Carolina Oliveira Carvalho
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 As contratações precárias de professores (as) no ensino superior de Minas Gerais Texto Completo Liliana Borges
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 Uma análise sobre obrigatoriedade da pré-escola com a disposição da Lei 12.796 Texto Completo Marilandia Martins de Almeida Machado Elenice Cristina Da Rocha Feza Vera Lucia Andrade Dos Santos
GT 14 FAE: sala 4107/CAD2 C507 O protagonismo dos atores sociais nos rumos da Educação Profissional e na construção dos Institutos Federais Folder Silvia Schiedeck Maria Cristina Caminha de Castilhos França
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 15 FAE: sala 4101 Narrativas de experiências profissionais de uma professora dos anos iniciais Texto Completo Adair Mendes Nacarato
GT 15 FAE: sala 4101 Experiência da transição de jovens artistas da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro do trabalho formal para o informal Texto Completo Allan Herison Ferreira Álvaro Augusto Comin
GT 15 FAE: sala 4101 A voz de um ex-aluno em imagem videográfica: formação escolar, apropriação da experiência vivida, profissionalidade e identidade Texto Completo Bernadetth Maria Pereira
GT 15 FAE: sala 4101 Percepções de recém-doutores sobre a docência universitária Texto Completo Cláudia Starling Bosco Bárbara de Oliveira Paulo César da Silva Cruz
GT 15 FAE: sala 4101 A ressignificação de práticas escolares por meio de narrativas com uso de dispositivos móveis Texto Completo César Augusto Prado Moraes Fabiana Anhas Barbosa Lima Adriana Barroso de Azevedo
GT 15 FAE: sala 4101 As narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto multicultural Texto Completo Gabriela Barbosa Souza Lílian Miranda Bastos Pacheco
GT 15 FAE: sala 4101 Reconhecimento de saberes e competências (RSC): reconhecimento identitário de professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/EBTT Texto Completo Lusia Mary Rolemberg Menacho Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
GT 15 FAE – Hall de entrada Quando a socióloga quer ser professora: autoficção das experiências em educação. Folder Marcela Cristina da Rocha Máximo Daniel Lamela Adó
GT 15 FAE – Hall de entrada A oralidade como lugar de narrativizaçao do vaqueiro Folder Monica Andrade Souza
GT 15 FAE: sala 4101 Sobre formação, identidade, profissionalização e histórias de vida de professores Texto Completo Sílvia Adriana Rodrigues Alberto Albuquerque Gomes
GT 15 FAE: sala 4101 As condições de trabalho e a valorização docente nas narrativas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental Texto Completo Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Célia Maria Fernandes Nunes Karla Cunha Pádua

 

GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 16 FAE: sala de teleconf. Mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó Texto Completo Adriana Silva Keyla Cristina Nunes de Oliveira
GT 16 FAE: sala de teleconf. Apontamentos sobre diversidade cultural na escola Texto Completo Ana Paula Queiroz de Araujo Santana
GT 16 FAE: sala de teleconf. Jovens egressos/as de um curso de formação para o trabalho: uma análise a partir das categorias gênero e raça Texto Completo Andréia Carvalho Silvani dos Santos Valentim
GT 16 FAE: sala de teleconf. Hannah Arendt e a questão negra na dessegregação da Escola de Little Rock, 1957 Texto Completo Danilo Arnaldo Briskievicz Amauri Carlos Ferreira
GT 16 FAE: sala de teleconf. Teorias da administração: uma “evolução” sem cor? Texto Completo Elisangela De Jesus Furtado da Silva Laysse Fernanda Macedo dos Santos Felipe Mateus Assis Soares
GT 16 FAE: sala de teleconf. Gênero e administração: uma análise da problematização do tema no campo dos estudos organizacionais Texto Completo Elisangela De Jesus Furtado da Silva Mariana Jária Martins Thais Zimovski Garcia de Oliveira
GT 16 FAE: sala de teleconf. Juventude negra no Brasil e Ceará: desigualdade entre classes socioeconômicas Texto Completo Ernesto dos Santos Vasconcelos Santos Ronaldo de Albuquerque e Arraes Julio Alfredo Racchumi Romero
GT 16 FAE: sala de teleconf. “Coisa de menino, coisa de menina” – a importância da Educação Física na compreensão das relações de gênero como base para uma educação inclusiva Texto Completo Fabio Peron Carbalho Ana Paula Martins Fonseca Paulo Sérgio da Silva Ferreira
GT 16 FAE: sala de teleconf. Educação e ações afirmativas: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG Campus Governador Valadares Texto Completo Giulliano Gloria de Sousa Victoria Rodrigues Viegas
GT 16 FAE: sala de teleconf. Perspectivas para a educação indígena: saídas possíveis sob a égide da democracia Texto Completo Humberto Teixeira Ramos Lilian Miranda Bastos Pacheco
GT 16 FAE: sala de teleconf. Direito à educação indígena diferenciada: diálogos, legislação e desafios Texto Completo Íris Pereira Guedes Jaqueline Rosa da Cunha
GT 16 FAE: sala de teleconf. Desafios de Moçambique na construção da identidade nacional e formação do homem novo. Texto Completo José Gil Vicente
GT 16 FAE: sala de teleconf. Representações da África e do negro por estudantes de nível superior Texto Completo Karla Cristina Silva Sousa
GT 16 FAE: sala de teleconf. Práticas discursivas docentes em sala de aula e a constituição da identidade negra. Texto Completo Marilza de Oliveira Santos Santos
GT 16 FAE: sala de teleconf. A atualidade do desafio de inclusão da temática da educação para as relações étnico-raciais no currículo dos cursos de formação docente Texto Completo Valdenice de Araujo Prazeres

 

GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 17 FAE – Hall de entrada O que revelam as pesquisas sobre as classes multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA? Folder Ada Guimarães Regina Magna Bonifácio de Araújo
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

A inter-relação entre trabalho, educação e formação humana: implicações para o trabalho docente na Educação Profissional Texto Completo Alyne Campelo da Silva Ana Lúcia Sarmento Henrique
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

As demandas da formação docente sob o olhar dos professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental Texto Completo Ana Maria Mendes Sampaio José Rubens Lima Jardilino
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Precarização do trabalho docente na Educação Básica: causas e consequências Texto Completo Ana Paula Lima Azevedo Samuel Nobre Lopes Maria Fátima Nobre Lopes
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

PIBID e formação docente: uma análise sobre a contribuição do Programa para o desenvolvimento da postura profissional dos licenciandos Texto Completo Ana Paula Martins Fonseca Elaine Kendall Santana Silva Ana Cristina Franco Rocha Fernandes
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Formação de professores, relação da Universidade com a Escola de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Texto Completo Andréa Silva Gino
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Notas sobre competências profissionais necessárias à docência Texto Completo Antonia Zulmira da Silva Maria de Luordes Ramos da Silva
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Formação docente: a prática cultural cinematográfica de estudantes de Pedagogia Texto Completo Áurea Regina Guimarães Tomasi Wânia Maria de Araújo Ari Silva Gobira
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – a formação profissional em debate no Estado de Minas Gerais Texto Completo Bruna Beatriz Rocha Fernanda Cristina dos Santos Coelho Flaviana Alves Toledo
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

The meaning of work as a predictor of the intention to remain/leave among teachers Texto Completo Camila Heleno Livia de Oliveira Borges Esteban Agulló Tomas
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Práticas de ensino nos cursos de Administração do Vale do Mucuri Texto Completo Cristhiane Rodrigues Soares Leão
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

O contexto em que se deu a formulação da proposta de formação docente do PNAIC: aspectos pedagógicos e políticos educacionais Texto Completo Delcilene Sanches Furtado Gilmar Pereira da Silva
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional Texto Completo Elaine Kendall Santana Silva Silva Ana Cristina F. Rocha Fernandes Fernanda Maria F. da Rocha
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Formação continuada de professores, relações raciais e educação básica: apontamentos preliminares Texto Completo Felipe Alex Santiago Cruz Wilma de Nazaré Baía Coelho
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Formação docente nos Institutos Federais: análise de um Programa de desenvolvimento profissional Texto Completo Geralda Aparecida de Carvalho Pena
GT 17 FAE – Hall de entrada O ensino na pós-modernidade: perspectivas ancoradas na identidade e na interculturalidade Folder Hélia de Oliveira Ladeia Elizabete das Dores Gomes de Souza
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Formação e profissionalização docente em tempos de mudança no ensino superior: direções conflitantes nos cursos de Pedagogia Texto Completo Hustana Maria Vargas
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

A prática docente Guarani Mbya – Questões de Formação Texto Completo Janaína Aline dos Santos e Souza
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

O Programa Gira Mundo Finlândia – formação e (re)significação do trabalho docente através da internacionalização Texto Completo José Luiz Amado de Menezes e Souza Jamylle Rebouças Ouverney-King Francisco Petronio Alencar de Medeiros
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

A contribuição do PIBID/Ciências Sociais – UNESP Marília na formação do professor intelectual crítico de Sociologia Texto Completo Letícia Bernal Martins Luciana Aparecida de Araújo Penitente
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

O trabalho docente: a emergência das críticas à atividade produtiva alienante Texto Completo MARA RUBIA APARECIDA SILVA Cecídia Almeida Barreto Antonio Bosco de Lima
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Bidocência: trabalho docente colaborativo Texto Completo Marilia Duarte Lopes Talina Helena Amaral da Fontoura
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Formação continuada do professor técnico de nível médio e a racionalidade comunicativa Texto Completo Marta Pastor da Silva Barreto Úrsula Cunha Anecleto
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Trabalho docente: desafios do professor universitário diante do “novo” perfil estudantil Texto Completo Nayara Macedo de Lima JArdim Alvanize Valente Fernandes Ferenc Joyce Wassem
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Contribuições do enfoque CTS e a necessidade de mudanças no processo de formação do professor de ciências Texto Completo Pedro Xavier da Penha Maria Delourdes Maciel Mauro Sergio Teixeira de Araújo
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

O trabalho docente do professor EBTT do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba Texto Completo Raquel Vidigal Santaigo Alvanize Valente Fernandes Ferenc
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Impacto da área de formação docente no rendimento escolar no Ensino Médio: uma análise com dados em painel do censo escolar Texto Completo Roberta Costa Ariana de Britto Fábio Waltenberg
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

A reestruturação na Educação Básica e os impactos no trabalho docente em Patos de Minas/MG Texto Completo Rosana Mendes Maciel Fabiane Santana Previtali
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

A formação continuada de professores alfabetizadores no contexto do PNAIC: desafios atuais Texto Completo Sidmar da Silva Oliveira Obdália Santana Ferraz Silva
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

A especificidade e os desafios da formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica Texto Completo Thayssa Martins Morais Ribeiro Sueli Soares dos Santos Batista
GT 17 FAE: aud. Pompeu e

Salas 3104/3105

Redução do gasto público e trabalho docente: apontamentos de pesquisa Texto Completo Valéria de Moraes Vicente Moreira
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 18 FAE: sala 3105 Precarização do trabalho docente e o avanço da Educação a Distância no Ensino Superior Brasileiro Texto Completo Filipe Bellinaso
GT 18 FAE: sala 3105 Passado e presente do conceito da função gerencial: uma análise geracional com gerentes. Texto Completo Marlene Catarina De Oliveira Lopes Melo Ana Maria Mendes Goulart Rebeca Leal Silva
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 19 FAE: sala 4108 Interculturalidade, economia criativa e novas formas de pensar e produzir moda Texto Completo Aline Aparecida Valente Luciana Braga Silveira Luciana Crivellari Dulci
GT 19 FAE: sala 4108 Análise crítica do efeito da crise na composição do emprego do bibliotecário no Brasil (2006 a 2016) Texto Completo Andre de Souza Pena
GT 19 FAE: sala 4108 A atuação do bibliotecário na mediação implícita da informação em bibliotecas universitárias Texto Completo Fabiana Pereira dos Santos Leonardo Vasconcelos Renault
GT 19 FAE: sala 4108 Trabalho mediado por TIC: uma nova modalidade de trabalho? Texto Completo Jaqueline Abreu Vianna
GT 19 FAE: sala 4108 Serviços arquivísticos terceirizados na Petrobras Texto Completo José Antonio Pereira do Nascimento Ana Celeste Indolfo
GT 19 FAE: sala 4108 A multidisciplinaridade na formação de profissionais da informação Texto Completo Márcia Cristine Althoff Eliana Maria Dos Santos Bahia
GT 19 FAE: sala 4108 Atuação do revisor de textos: uma experiência no SESC de Minas Gerais Texto Completo Márcia Romano Ana Elisa Ribeiro
GT 19 FAE: sala 4108 Contribuições da Sociologia das Profissões para a análise das profissões de arquivista e museólogo no Brasil Texto Completo Thiara dos Santos Alves
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 20 FAE: sala de teleconf. O gesto profissional – moendo conceitos e transformando realidades de trabalho Texto Completo Enio Rodrigues da Silva Daisy Moreira Cunha
GT 20 FAE: sala de teleconf. Creche digital? A percepção de educadores e crianças sobre a TV digital Texto Completo Flávia dos Santos Pereira Pereira Cláudio Márcio Magalhães
GT 20 FAE: sala de teleconf. A formação política sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais: um estudo sobre instrumentos pedagógicos seus sentidos, significados e linguagens Texto Completo Kátia Gaivoto Josefina Virgulino Baetens Lucília Machado
GT 20 FAE: sala de teleconf. Tecnologias de aquecimento solar em instituições de longa permanência para idosos: um estudo da viabilidade com a qualidade de vida Texto Completo Mirla Carolina Braga do Carmo Claudio Márcio Magalhães Lucas Paglioni Pataro Faria
GT 20 FAE: sala de teleconf. Algumas considerações acerca da atividade docente na Educação Infantil Texto Completo Mônica Baldiotti Campolina Ferreira Pinheiro Lucília Regina de Souza Machado
GT 20 FAE: sala de teleconf. Governamentalidade algorítmica e subjetivação: sobre os riscos da construção de subjetividades em um mundo digital Texto Completo Rone Santos
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 21 FAE: sala de teleconf. Produções acadêmicas sobre interseccionalidade: discussões atuais no Brasil Texto Completo Danielly Mendes dos Santos Luana Jéssica Oliveira Carmo Luiz Alex Silva Saraiva
GT 21 FAE: sala de teleconf. “O momento da verdade”: tecnologia e política no mundo moderno em crise a partir de Hannah Arendt Texto Completo Danilo Arnaldo Briskievicz
GT 21 FAE – Hall de entrada Limites e possibilidades da epistemologia feminista Folder Josiane de Souza Surmani Cíntia de Souza Batista Tortato
GT 21 FAE: sala de teleconf. A questão de gênero como diversidade cultural nas empresas: impactos das mulheres e LGBT’s na gestão do conhecimento Texto Completo Leonardo Pereira Pinheiro de Souza Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar
GT 21 FAE: sala de teleconf. Tecnologias de gênero, mídia e instituições militares Texto Completo Leonardo Tadeu dos Santos Juliana de Fátima Pinto
GT 21 FAE – Hall de entrada. Nome social como estratégia de inclusão escolar no CEFET-MG: tecnologia e gênero na visão Queer Folder Luciana Rodrigues da Silva
GT 21 FAE: sala de teleconf. Sociedade em rede: um ensaio a partir do feminismo anticapitalista Texto Completo Vanessa Nesbeda Gil Camile Pegoraro Danilo Romeu Streck
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 22 FAE: sala 3105 Uma análise sobre a relação entre os critérios de textualidade e a elaboração de analogias no processo de ensino aprendizagem Texto Completo Andréa Cristina Maggi Ivo de Jesus Ramos
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 23 FAE: sala 4108 Repensando a gestão e a organização do trabalho: perspectivas de intervenção a partir da participação dos trabalhadores Texto Completo Amanda Maria Marques Pimenta Elisiene Chaves Fagundes José Newton Garcia Araújo
GT 23 FAE: sala 4108 O papel e a formação do interveniente em situação de autoconfrontação na clínica da atividade Texto Completo Dalvane Althaus
GT 23 FAE: sala 4108 Suicídio e trabalho contemporâneo Texto Completo Daniela Piroli Cabral
GT 23 FAE: sala 4108 A metodologia psicossocial da roda de conversa na sistematização da prática educativa: reflexões sobre uma experiência Texto Completo Gislene Silva Dutra Maria Lúcia Miranda Afonso
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 24 FAE: sala 3107 O olhar do outro e a educação: considerações sobre a Escola-Medusa a partir de Jean-Paul Sartre Texto Completo Danilo Arnaldo Briskievicz
GT 24 FAE: sala 3107 Cultura jurídica e educação profissional: análise dos discursos proferidos pelo deputado Eduardo Pimentel no trâmite da Lei Estadual 203/1896 Texto Completo Débora Castro Alves Irlen Antônio Gonçalves
GT 24 FAE: sala 3107 Novas perspectivas de formação: o gesto profissional do professor Texto Completo Fernanda Zatar Bicalho
GT 24 FAE: sala 3107 O trabalho da mulher na indústria têxtil: enfoque no setor de fiação de uma indústria mineira Texto Completo Mislene Aparecida Gonçalves Rosa Raquel Quirino
GT 24 FAE: sala 3107 As performances do professar: notas sobre o gesto de um corpo que professa Texto Completo Pedro Luis Braga Silva Ana C. Zimmermann
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 25 FAE: sala 3107 A teia dos povos como pedagogia alternativa: rumo à coletividade dos movimentos sociais do campo Texto Completo Arlete Ramos Dos Santos Carlos dos Santos Viana
GT 25 FAE: sala 3107 Pedagogias alternativas e formação profissional de engenheiros: experiências de aprendizagem no CEFET-MG Texto Completo Juliana Pereira Antônio de Pádua Nunes Tomasi
GT 25 FAE: sala 3107 Outras “Pedagogias” para a Educação em tempo integral Texto Completo Marcio Bernardino Sirino Arthur Vianna Ferreira Patricia Flavia Mota
GT 25 FAE: sala 3107 A Educação de Jovens e Adultos: potencialidades, possibilidades e multidimensiolanidades do trabalho com oficinas Texto Completo Marcos Cesar Guimares Dos Santos Rany de Fátima Saldanha Carneiro Antônio Braz de Farias
GT 25 FAE: sala 3107 Educação de Jovens e Adultos no território do Sisal – Bahia: o Sertão vai virar um mar de letras Texto Completo Marcos Cesar Guimares Dos Santos Eduardo José Fernandes Nunes
GT 25 FAE: sala 3107 Utilização de plataforma digital como recurso didático para curso de nivelamento em Cálculo i Texto Completo Maria Ione Feitosa Dolzane Zeina Rebouças Corrêa Thomé Rosa Mendonça de Brito
GT 25 FAE: sala 3107 Práticas discursivas no Terreiro de Umbanda: da leitura da vida para vida na leitura Texto Completo Paula dos Reis Moita
GT 25 FAE: sala 3107 A formação política de trabalhadores precarizados no MST e no MTST Texto Completo Renan Oliveira
GT 25 FAE – Hall de entrada Produção de cosméticos: uma possibilidade para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio Folder Wellington Nora Soares Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Tatiana Maria de Sousa Soares
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 26 FAE: sala 3105 Organização do trabalho pedagógico e avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: análise dos Programas de Ensino do caso em estudo Texto Completo Ione Aparecida Rodrigues Sabina Maura Silva
GT 26 FAE: sala 3105 Programa Novo Mais Educação em Santa Cruz de Minas: um estudo longitudinal a partir do desenvolvimento social e intelectual dos alunos em língua portuguesa Texto Completo Juliana Brito de Souza Evelyne Fernanda de Carvalho
GT 26 FAE: sala 3105 Formação ao longo da vida (FLV) na docência: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais Texto Completo Mateus Esteves De Oliveira Vicente Aguimar Parreiras
GT 26 FAE: sala 3105 Ser professor que gosta de heavy metal num colégio militar: corpo, identidade e trabalho Texto Completo Patrícia Rodarte Olga Valeska
GT 26 FAE: sala 3105 Folhetos de cordel portugueses, letramento literário por meio do educativo Texto Completo Sabrina Gomes Arthur Manhães Pedro Antonio Araújo Bastos
GT 26 FAE: sala 3105 Letramento digital: os desafios da relação discente-docente Texto Completo Siomara Castro Nery Stefanie Rodrigues Costa Marizéte Silva Souza
GT 26 FAE: sala 3105 Mostra que eu escuto: a perspectiva da TV Digital para os surdos. Texto Completo Veridiana Antonia Alves De Souza Alessandra de Souza Santos Ângela Araújo Costa
GT Local Artigo Tipo Primeiro autor Segundo autor Terceiro autor
GT 27 FAE: sala 4106 Transformações institucionais na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e implicações para os professores no IFMT-Campus Cuiabá Texto Completo Danilo Herbert Queiroz Martins Revalino Antonio de Freitas
GT 27 FAE: sala 4106 Os Programas de Formação Docente para Educação Profissional no Instituto Federal de São Paulo- Campus São Paulo Texto Completo Fernanda Ferreira Boschini Sueli Soares dos Santos Batista
GT 27 FAE: sala 4106 Formação docente para as Escolas Cidadãs da Paraíba: contribuições do Programa Gira Mundo Finlândia Texto Completo Iza Manuella Aires Cotrim Alexandre Fonseca D’Andrea Jamylle Rebouças Ouverney-King
GT 27 FAE: sala 4106 O perfil coletivo profissional como entidade constitutiva e determinante para o êxito almejado pelas Instituições de ensino Texto Completo Marco Aurélio Nicolato Peixoto Ana Paula da Silva Rodrigues Leonardo Ribeiro Gomes
GT 27 FAE: sala 4106 Formação de professores da Educação Profissional para alunos com deficiência Texto Completo Sandra Freitas de Souza Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
GT 27 FAE: sala 4106 Formação continuada de docentes na Educação Profissional: analisando aspectos da construção da profissionalidade Texto Completo Shirleide Pereira da Silva Cruz Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Waldilene Santos do Nascimento