Coord. Profa. Dra. Adriana M. Tonini – CEFET-MG/ UFOP
Ementa: O mundo contemporâneo, configurado como a “era do conhecimento”, apresenta um cenário de competição entre as organizações e, por consequência, o mercado de trabalho vem demandando trabalhadores cada vez mais eficazes, multifuncionais e competentes.
O avanço tecnológico e a globalização afetaram as características do mercado, alterando, inclusive, a demanda por profissionais. Somam-se a isso as transformações na forma de produção e novas exigências sociais que, ao reforçarem a necessidade de um novo perfil do profissional de engenharia, tornam essa necessidade por mudanças um assunto recorrente no meio acadêmico, no Brasil e no exterior.
Na década de 1990, o debate sobre o perfil do engenheiro para o novo milênio se intensificou e o termo “competência” passou a ocupar um lugar de destaque nos estudos sobre o perfil do engenheiro contemporâneo, tanto que, na Europa e nos EUA, foram iniciados importantes estudos para definir quais seriam as competências requeridas do engenheiro, bem como tratar sobre a necessidade de reforma no sistema educacional.
A universidade, então, passa a ter um compromisso com a sociedade e com o aluno, no sentido de oferecer um ensino que propicie condições para o profissional ingressar e se manter no mercado de trabalho, e, nesse contexto, é fundamental que sejam desenvolvidas competências, durante a formação universitária, compatíveis com aquelas necessárias para a sua atuação profissional. Destaca-se que isso não significa que o foco da educação profissional seja exclusivamente o atendimento das demandas do mercado de trabalho, reafirmando-se, também, a importância de uma formação generalista, humanística e reflexiva.
Nesse cenário, passa a ser importante identificar e analisar as competências que o engenheiro contemporâneo deve desenvolver, já que profissionais como engenheiros estão diretamente envolvidos em processos de trabalho, manufatura de produtos e prestação de serviços, nos mais diversos setores econômicos do mundo globalizado.