SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE – SITRE
APRESENTAÇÃO
O aumento em todo mundo da produção científica promovida por instituições e pesquisadores dedicados às diversas áreas do conhecimento tem congestionado o calendário acadêmico brasileiro e internacional com inúmeros eventos; muitos deles dimensionados para reunir milhares de pesquisadores, professores e estudantes, que procuram apresentar e discutir seus trabalhos, assim como os de seus colegas pesquisadores. Frequentemente esses eventos são, também, pensados para tratar de temas dentro de áreas de conhecimento muito específicas.
Não obstante a importância das iniciativas para o desenvolvimento das ciências em todo mundo observa-se que, eventos com essa magnitude e especificidade, pela própria dinâmica que são obrigados a engendrar para se realizarem, dificultam, por vezes, a aproximação e a troca de experiência entre os participantes. E, ainda, excluem ou colocam à margem, muitos outros, cujos objetos de estudo não se encontram precisamente dentro da área do conhecimento que trata o evento.
O Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade – SITRE, ao contrário e como é pensado por seus idealizadores e promotores, procura focar sua atenção na interface de áreas tradicionais do conhecimento e de pesquisa, abrigar-se em campos teóricos e metodológicos diversos, e tem no trabalho, na educação, na identidade e suas relações, seu objeto de estudo. Por força dessa atenção, reúne-se no evento um número menor de participantes, medidos em poucas centenas deles, todavia, bastante identificados em seus trabalhos, não obstante possam ter origem em diferentes disciplinas. Espera-se que o número reduzido de participantes e a dinâmica organizacional mais intimista do evento possam facilitar a aproximação entre pesquisadores, estudantes e instituições, favorecendo toda sorte de parceria acadêmica. Marca-se o evento, portanto, como um espaço de encontros, de trocas, mas também de comemoração entre profissionais e instituições de diferentes campos do conhecimento, brasileiros e estrangeiros, em torno de suas realizações e projetos.
O SITRE é o lugar, então, onde se encontram e se recobrem em suas interfaces as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Educação, a Filosofia, as Ciências Exatas, a Economia, bem como as Ciências Sociais Aplicadas e as Engenharias, entre outros domínios do conhecimento científico, e seus professores-pesquisadores e estudantes dedicados ao estudo da educação, o trabalho, as relações de trabalho e a identidade.
HISTÓRIA
O Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade – SITRE foi idealizado em 2006 pelo Prof. Dr. Antônio de Pádua Nunes Tomasi (CEFET-MG) e pela Profa. Dra. Antônia Vitória Soares Aranha (Fae-UFMG) e desde então muitos outros professores pesquisadores de Instituições nacionais e estangeiras se juntaram a eles: a Profa. Dra. Daisy Moreira Cunha (Fae-UFMG) do Núcleo de Estudos sobre Trabalho Educação da FAE-UFMG e do Programa de Pós-Graduação da FAE-UFMG, o Dr. José Peixoto, professor do mestrado em Educação da UEMG e o Dr. Luciano Rodrigues Costa da UFV e os Professores Dr. Pascal ROQUETE e Jean-Marie BARBIER, ambos do CNAM/Paris e o último também Diretor da Chaire UNESCO/CNAM Formation et Pratiques Professionnelles.
A partir do VII SITRE passou-se a contar com as participações dos Prof. Dr. Ivo de Jesus Ramos (CEFET-MG), Prof. Dr. Francisco de Paula Antunes Lima (UFMG), Profa. Dra. Lucília Regina de Souza Machado (UFMG), Prof. Dr. Sébastien PESCE (Université de Orléans/França) e Prof. Dr. Hervé Breton (Université de Tours – Université François Rabelais/França).
A Coordenação Geral do SITRE, desde a sua criação, tem sido de responsabilidade do prof. Dr. Antônio de Pádua Nunes Tomasi – CEFET-MG, à época de sua criação e por longo tempo líder do grupo de pesquisa Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia – PROGEST, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. A Coordenação do SITRE conta, ainda, com a preciosa ajuda voluntária de dezenas de estudantes e ex-estundantes da pós gradução da Fae-UFMG e do CEFET-MG, e com técnicos educacionais dessas Instituições sem os quais seria impossível assegurar o evento por tão longo tempo com a qualidade contínua que se mostra a cada edição.
O SITRE conta com uma Comissão Científica constituída de professores pesquisadores brasileiros e estrangeiros cuja participação como conferencistas, membros de Mesas Redondas ou avaliadores de trabalhos e coordenadores de Grupos de Trabalho muito contribuíram e continuam contribuindo com o evento.
A sustentação institucional do SITRE se faz a partir da Appos, uma instituição sem fins lucrativos, criada para esse fim e fins científicos, acadêmicos e culturais correlatos e mantida com o trabalho voluntário e excepcionalmente dedicado dos seus membros.
É cada vez mais visível o reconhecimento do SITRE pela comunidade científica e acadêmica como um importante espaço voltado para a publização de sua a produção, para a internacionalização de instituições de ensino e de pesquisa e de estabelecimento de trocas, de convênios e parcerias entre os envolvidos com o evento.
Este reconhecimento se deve ao esforço de todos, que nos honram com o seu trabalho e presença, construindo um SITRE cada vez mais confiante e melhor, como podemos ver a cada evento como se seguem:
O I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade – SITRE ocorreu em novembro de 2006, no Museu Abílio Barreto, Belo Horizonte, e teve como objetivo aproximar pesquisadores, professores, mestrandos e doutorandos dedicados à temática, visando um aprofundamento teórico e uma troca de experiências entre eles e suas Instituições.
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Faculdade de Educação e Departamento de Engenharia de Produção), o Museu de Artes e Ofícios – MAO, o Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM (Paris/França) e o Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais – CREA-MG parceiros deste primeiro evento reuniram cerca de noventa participantes. Decidiu-se, na ocasião, por uma periodicidade de dois anos para o SITRE, bem como pela ampliação do número de Instituições Públicas de Ensino Superior e de pesquisa como parceiras. Além da Conferência de Abertura proferida pelo Prof. Dr. Tom DWYER (UNICAMP), duas outras conferências, três Mesas Redondas e a presença de professores pesquisadores do CNAM/Paris marcaram esse primeiro evento.
O II SITRE aconteceu em 2008, na mesma cidade, no Auditório Neidson Rodrigues da FAE-UFMG e teve seu público ampliado para 120 participantes. Além da presença de colegas professores pesquisadores do CNAM/Paris, a partir desse evento o Simpósio foi enriquecido com a parceria da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Faculdade de Educação) e seus professores, que somaram esforços para a sua realização. Além da Conferência de Abertura proferida pela Profa. Dra. Mireille DADOY (Paris I – Sorbonne – Paris), duas outras conferências e três Mesas Redondas marcaram a presença de professores pesquisadores do CNAM/Paris.
O III SITRE, ocorrido nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2010, instalou-se, assim como o anterior, no auditório da FAE-UFMG e assistiu o número de professores, pesquisadores, mestrandos e doutorandos alcançar 250 participantes. O SITRE contou, a partir desse evento, com a parceria da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Pela primeira vez o evento abriu espaço para os Grupos de Trabalhos – GTs, num total de oito, dedicados às temáticas que nomeiam o evento. Além da Conferência de Abertura proferida pelo Prof. Dr. Prof. Dr. Bruno MAGGI (Universidade de Bolonha e de Milão – Itália), seis Mesas Redondas foram animadas por professores brasileiros e estrangeiros.
O IV SITRE aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2012 e somou um maior número de Instituições parceiras com a presença da Universidade Federal de Viçosa – UFV, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, toda elas em Minas Gerais, e ainda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O evento reuniu, também, pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação de outros departamentos das Instituições envolvidas e de outras instituições brasileiras como, por exemplo, da PUC-Minas, da UNA, da Unicamp etc.
Excetuando-se a Conferência de Abertura, o evento teve um público limitado a 250 pessoas, já que o seu objetivo é facilitar a aproximação de profissionais e estudantes da área, visando o aprofundamento teórico e a troca de experiência entre os pesquisadores, as atividades conjuntas de pesquisa e a construção de novos convênios envolvendo as entidades promotoras do evento e o fortalecimento dos já existentes. Houve, assim, uma Conferência de Abertura proferida pelo prof. Dr. Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (UFF – UERJ), seis Mesas Redondas, 12 Grupos de Trabalhos, três Minicursos e apresentação de pôster.
O V SITRE aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2014, no auditório da FAE-UFMG e demais dependências desta Instituição. Assim como nos eventos anteriores recebeu um importante público. Mais de 400 professores, pesquisadores e estudantes de cursos de pós-graduação do país e do estrangeiro participaram do V SITRE e assistiram a conferência de abertura o Prof. Patrus Ananias (PUC-MG) e ex-Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004-2010). Nos dias seguintes sete Mesas e 13 Grupos de Trabalhos – GTs, apresentação de pôster e dois minicursos, que contaram com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros, deram continuidade aos trabalhos e asseguraram o alto nível do evento.
O VI SITRE aconteceu nos dias 30, 31 de maio e 1º. de junho de 2016, também nas dependências da Fae-UFMG (Auditório Neidson Rodrigues e salas da Instituição). Cerca de 400 professores/pesquisadores e pós-graduandos de várias partes do Brasil e do estrangeiro participaram do evento. Realizaram-se as seguintes atividades: uma Conferência de Abertura proferida pelo Prof. Dr. Prof. Dr. Jean-Marie BARBIER (Cátedra Trabalho e formação profissional – CNAM/UNESCO), 6 Mesas Redondas, 16 Grupos de Trabalho, apresentação de pôster e dois minicursos, que tiveram a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e, ainda, atividades culturais, lançamento de livros e um coquetel de congraçamento.
Assim como nos eventos anteriores os trabalhos apresentados durante VI SITRE foram disponibilizados aos participantes e ao público em geral nos Anais do SITRE.
O VII SITRE aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2018, nas dependências da Fae – UFMG (Auditório Neidson Rodrigues e salas da Instituição), com um público estimado em 600 participantes, entre professores/pesquisadores e pós-graduandos de várias partes do Brasil e do estrangeiro. O evento registrou um maior número de Instituições estrangeiras com destaque para a presença de professores pequisadores da Université de Tours (Université François Rabelais) e da Université de Orléans, ambas na França; da Universidade de Coimbra, Portugal; da Universidad Nacional de Córdoba – UNC/Argentina; da Universidad Academia de Humanismo Cristiano – UAHC/Chile.
No período foram realizadas as seguintes atividades: uma Conferência de Abertura proferida pelo Prof. Dr. Jacob Carlos LIMA (UFSCar), sete Mesas Redondas, 27 Grupos de Trabalho, apresentação de pôster e três Minicursos, com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de atividades culturais, lançamento de livros e coquetel.
Assim como nos eventos anteriores os trabalhos apresentados durante o evento foram disponibilizados aos participantes e ao público em geral nos Anais do SITRE.
O VIII SITRE, marcado anteriormente para os dias 10, 11, 12 e 13 de junho de 2020, devido à pandemia do COVID 19 foi transferido para os dias 02, 03, 04, 05 e 06 de novembro de 2021 com transmissão on-line e um público estimado em 600 pessoas.
O evento ampliou o número de Instituições e de professores estangeiros participantes somando-se aos dos eventos anteriores a presença destacada de professores pesquisadores da Universidade de Montreal. (Quebec/Canadá); Universidad Nacional General Sarmiento (Argentina); Universidade de Lille (França); Haute École Bruxelles-Brabant (Bégica); CNAM/Paris (França); Universidad Veracruz (México).
No período foram realizadas duas conferências, sendo uma de Abertura proferida pelo Prof. Dr. Marcio POCHMANN (Unicamp), cinco Mesas Redondas, 31 Grupos de Trabalho, apresentação de pôster e dois Minicursos.
Pela primeira vez o SITRE publicou e-book TOMASI, Antônio; CARVALHO ROMAGNOLI, Roberta (Organizadores); Diálogos entre Trabalho e Educação: desafios contemporâneos. Belo Horizonte: JADESIGN, 2020. disponibilizado dias antes do evento para os inscritos. O e-book com 14 textos escritos pelos professores pesquisadores versando sobre suas apresentações nas Mesas Redondas foi organizado em sete capítulos temáticos e está disponível gratuitamente à comunidade acadêmica e científica na página do SITRE (http://sitreappos1.hospedagemdesites.ws/).
Também pela primeira vez o SITRE introduziu uma avaliação do evento junto aos participantes, procedimento que reforçou positivamente o trabalho de toda a Comissão Organização e apontou caminhos para melhorias.
Assim como nos eventos anteriores os trabalhos apresentados durante o evento foram disponibilizados aos participantes e ao público em geral nos Anais do SITRE.