MiniCursos


MINICURSO 1

Diálogos sobre a Síndrome de Burnout no escopo da Biblioteconomia

Palestrantes: 

Profa. Dra. Sonia Aguiar Cruz-Riascos – Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Brasil
Ana Gláucia de Lima Sebastião do Carmo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil
Ementa:

Conceito da Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, características e abordagem sobre sinais de exaustão, estresse e esgotamento físico decorrente de determinadas situações no labor do bibliotecário. Dimensões da Síndrome de Burnout. Causas e sintomas. Estresse e fatores estressores. Informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção.

Conteúdo do minicurso:

Etapa 1: Apresentação e Sensibilização: apresentação das mediadoras e do grupo, contextualização utilizando-se um instrumento para abordagem inicial referente as percepções dos participantes sobre a temática. (30 minutos).
Etapa 2: Introdução à Síndrome de Burnout: aspectos essenciais: breve fundamentação teórica sobre o tema abordando o estresse e fatores estressores, causas e sintomas. (30 minutos).
Etapa 3: Abordagem interativa sobre a “identificação preliminar da Síndrome de Burnout”. (25 minutos).
Etapa 4: Estudo de caso: apresentação de principais resultados. (15 minutos).
Etapa 5: Aproximação teórico-sistêmica sobre medidas preventivas. (20 minutos).
Etapa 6: Dinâmica de prevenção: plano individual e coletivo. (30 minutos).
Etapa 7: Considerações finais. (15 minutos).
Etapa 8: Atividade de encerramento. Opcional. (15 minutos).
Como resultados, espera-se que os participantes finalizem o mini-curso com maior conscientização sobre a necessidade de debates, ações e inclusive intervenção (se necessário) nas bibliotecas do país, onde já ocorre a incidência de problemas relativos ao estresse e à Síndrome de Burnout. Almeja-se que os participantes se sintam motivados a dialogar sobre medidas preventivas em seus ambientes laborais, incluindo reivindicações de ações efetivas por parte de instâncias superiores para a promoção de saúde no trabalho com vistas à melhoria da qualidade   de vida no labor do profissional.
Descrição:
O presente mini-curso trata de questões relativas ao labor e à saúde do trabalhador bibliotecário, em específico, abordando temas como fatores estressores, Síndrome de Burnout e medidas de prevenção. Apresentado em combinação de atividades, o mini-curso inclui: questionário, sensibilização temática, introdução teórica liderada pelas mediadoras, apresentação de caso, discussão de tópicos e atividade de encerramento. O mini-curso contempla estudo de caso na área da Biblioteconomia, portanto prevê a participação de bibliotecários, como também de outros profissionais da informação: gestores de unidades de informação, arquivistas, museólogos e demais interessados na temática. Por resultado esperado do mini-curso, tem-se análises e compartilhamento de saberes que ampliem a visão acerca da saúde do trabalhador bibliotecário em seu labor, a partir de discussão profícua sobre a melhoria da qualidade de vida neste contexto.
Temas da Conferência  GT 19: Trabalho e formação profissional nos campos da informação e cultura. Saúde do Trabalhador.
Público alvo: Bibliotecários e demais profissionais da informação como gestores de unidades de informação, arquivistas, museólogos e interessados na temática.

MINICURSO 2 

Palestrantes:

 

 Ementa:

 

Conteúdo do minicurso:

 

MINICURSO  3
Palestrantes:
 Ementa:

 

Bibliografia: