GT 03 – Filosofia da técnica e da tecnologia

Coordenadores: Prof. Dr. José Aravena (UFJF); Prof. Dr. Bruno Vasconcelos de Almeida (PUC-MG). Assistente: Ma. Juliana Pereira

Ementa: O GT “Filosofia da Técnica e da Tecnologia” propõe uma reflexão acadêmica transdisciplinar entre a filosofia da tecnologia, o atual cenário das profissões técnicas/tecnológicas, e outros campos de conhecimento, com o objetivo de problematizar questões contemporâneas acerca da técnica e da tecnologia. As relações entre tecnologia e política, economia, cultura, ciência e subjetividade estão entre as preocupações do grupo. Pretende-se discutir desde a conceituação e a relação entre os conceitos técnica e tecnologia, até a sua articulação dentro dos diversos contextos profissionais (como é o caso das engenharias e outras profissões de caráter inventivo-produtivo), considerando os diversos campos do desenvolvimento tecnológico atual e suas repercussões na orientação dos processos formativos e normativos, na promoção de políticas públicas, nos efeitos no emprego/desemprego ou nas dinâmicas econômicas dominantes e alternativas. São bem-vindas contribuições de todas as áreas que tratem, desde a perspectiva da filosofia da técnica e da tecnologia, assuntos relativos à indústria 4.0, sociedade 5.0, antropoceno, transumanismo  e ainda contribuições em torno de autores clássicos da área, bem como produções recentes que problematizem o cenário atual de inquietações e incertezas, como por exemplo, os algoritmos e o universo digital, as relações entre tecnologias e neoliberalismo, as biotecnologias, a relação da filosofia com as engenharias, o intenso investimento de captura das subjetividades contemporâneas, a cultura material e dos objetos, as narrativas e imaginários que circundam as disputas tecnológicas.

Palavras-chave: Filosofia da Técnica e da Tecnologia. Trabalho. Transdisciplinaridade. Subjetividade. Políticas Públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *