GT 22 – Pedagogias alternativas e inovações sociais

Coordenadores(a): Prof. Dr. M. Sébasien Pesce (Université d’ Orléans/França); Profa. Dra. Lucília Machado (UFMG); Prof. Dr. Antônio de Pádua Nunes Tomasi (CEFET-MG); Prof. Dr. Hervé Breton (Université de Tours/França)

Ementa: Objetiva trabalhar as condições, os determinantes teóricos, as formas metodológicas, bem como os efeitos das pedagogias alternativas, mais precisamente aquelas que dizem respeito aos adultos: pedagogias em formação de adultos, as que se colocam no contexto de intervenções sociais, comunitárias, de projetos de desenvolvimento local. Por esta razão, nos interessamos particularmente pelas pedagogias alternativas como recurso aos projetos de inovação social. Do ponto de vista do processo, nós queremos trabalhar a questão das pedagogias principalmente nos apoiando em experiências pedagógicas reais, ou seja, na apresentação e análise de experimentos educacionais que foram concebidos e desenvolvidos, ou observados pelos participantes do GT. Outro desafio é considerar as experiências que têm sido desenvolvidas em diversos contextos culturais / geográficos apresentadas pelos membros do GT, notadamente na América do Sul, Europa, Canadá. Também nos propomos realizar a análise desses experimentos usando como quadro de reflexão as contribuições (teóricas ou metodológicas) de grandes pensadores, praticantes e correntes pedagógicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *