GT 32 – As profissões de professores e alunos na universidade: a experiência da pandemia e as lições aprendidas.

Coordenadores:  Dra. Andrea Pujol (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina), Dr. Horacio Paulín, (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina) Dra. Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva (PUC-Minas/PROMESTRE-FAE/UFMG) Dra. Karine Vanessa Perez. (Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC) Dr. Carlos Eduardo Carrusca Vieira. (PUC Minas)

O objetivo desse grupo de trabalho é compartilhar as experiências vivenciadas e os conhecimentos construídos por professores e alunos universitários nas circunstâncias extraordinárias que a pandemia produziu, em condições de precariedade vital. Nesse contexto, os professores foram chamados a desenvolver programas emergenciais e avançar no desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas por meio da mediação de tecnologias e de novas formas de interação, caracterizadas pela virtualidade. Por sua vez, os alunos também tiveram que se adaptar, se reinventar e recriar os saberes profissionais, seu ethos coletivo.

O que aconteceu na pandemia foi um encontro em condições inéditas, que tornaram visíveis os riscos e desafios para a realização do trabalho na universidade. Por isso, a experiência compartilhada exige ser pensada em chave dialógica, das profissões de professor e do trabalho de aluno, para dela extrair aprendizagens transformadoras, construtivas, significativas e politicamente emancipatórias.

No quadro da análise crítica das profissões, esse grupo preconiza uma reflexão sobre as seguintes dimensões da experiência vivenciada:

– Prescrições, políticas institucionais e estruturas de acompanhamento e apoio a professores e alunos. Experiências de participação política e defesa de direitos na universidade durante a pandemia.

– Saberes profissionais e formas de apropriação da tecnologia. Transformações nas atividades de ensino e aprendizagem, saberes e modalidades de apropriação da tecnologia.

– Estudo e condições de ensino e de aprendizagem e impactos no cotidiano: experiências de professores e alunos. Novos e velhos conflitos nas sociabilidades de pares ao participar de uma educação virtualizada.

– Experiências de ensino durante a pandemia da Covid-19 que produziram mudanças significativas, de forma a reconfigurar a prática pedagógica. – Critérios para repensar a formação universitária nos novos cenários: condições de trabalho, relações de trabalho e contratos pedagógicos.

Dra. Andrea Pujol, Profesora Titular, Cátedra de Psicología del Trabajo, Facultad de Psicología, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8075501543571601
E-mail : andrea.pujol@unc.edu.ar

Dr. Horacio Paulín, Profesor Titular, Cátedra de Psicología Social, Facultad de Psicología, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/5057065265154106
E-Mail: hlpaulin@unc.edu.ar

Dra. Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva (PUC-Minas/PROMESTRE-FAE/UFMG, Coordenadora do Grupo Garimpo da Atividade/CNPq
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2658742741780357
E-Mail: mverissimo@pucminas.br

Dra. Karine Vanessa Perez, Professora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-doutorado em Educação na Université du Québec à Montréal (UQAM).
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1769685981504384
E-mail: karinevanessaperez@gmail.com

Dr. Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Professor Adjunto IV da Faculdade de Psicologia da PUC Minas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9703434448969811
E-mail : carlos.carrusca@outlook.com