Coordenadores: Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo (UFMG), Dra. Karol Oliveira de Amorim Silva (ONASP/UFMG), Dra. Yara Elizabeth Alves (UFMG), Ma. Fabiana María Böhm Carrer (Universidade Nacional de Cuyo – Argentina), Ma. Danielle Fernandes Viana (UFMG), Me. Renan Luiz Senra Barbosa (ONASP/UFMG), Ma. Uyara de Salles Gomide.
Fundamentado em uma estrutura de preconceito racial, social e econômico, o sistema prisional é historicamente direcionado às pessoas negras e aos mais pobres. Mas, para além da discussão sobre a questão da seletividade penal em si, é importante mirar o fenômeno da criminalização e as formas de punição enquanto produções histórico-sociais, entendidos a partir das relações entre o modo de produção social e o sistema penal. As formas de controle social na sociedade capitalista estão sob o jugo do poder econômico, que utiliza o sistema punitivo para defender a divisão de classes, a propriedade privada, a exploração do trabalho, enfim, tudo o que é necessário para a manutenção das relações sociais desigualmente estabelecidas. Este GT busca contribuir com a promoção de discussões e propagação de pesquisas que abordam esta problemática e as carências pautadas, focando no trabalho e educação no sistema prisional, tanto das pessoas em privação de liberdade quanto aos trabalhadores envolvidos nestas atividades. Propõem reflexões a partir do princípio educativo do trabalho, ou seja, da afirmação de sua especificidade formativa, da ação humanizadora, do desenvolvimento das potencialidades humanas e sua permanente produção e reprodução da vida material. Para essas reflexões, propõe-se trabalhar neste GT com as seguintes categorias: trabalho e educação no sistema prisional; seletividade penal; encarceramento em massa da população negra; sistema punitivo; educação de jovens e adultos no sistema prisional; encarceramento de mulheres; mulheres no sistema prisional; maternidade na prisão; população LGBTQIA + no sistema prisional, carreiras, identidade, profissionalização e formação dos profissionais do sistema prisional.
Professor Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Professor Titular do Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela UFMG e Pedagogo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP), Coordenou o Programa de Capacitação dos Servidores do Sistema Prisional (CASSP) e o Núcleo de Pesquisas em Educação a Distância (CAED-UFMG).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4999497203716488
Dra. Karol Oliveira de Amorim Silva
Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Pedagoga (FaE/UFMG). Especialista em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/FAFICH/UFMG). Analista Executivo de Defesa Social na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, atuando como Pedagoga no Núcleo de Ensino e Profissionalização na Penitenciária José Maria Alkmim (Ribeirão das Neves/MG). Pesquisadora do Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP/ UFMG).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2097311928177416
Dra. Yara Elizabeth Alves
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pedagoga pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Pesquisadora do Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP). Editora da Revista Trabalho & Educação, periódico quadrimestral publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2444333648214589
Professora Ma. Fabiana María Böhm Carrer
Professora na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo) e na Faculdade de Psicologia na Universidade de Aconcagua. Possui licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo). Mestre em Criminologia na Faculdade de Psicologia pela Universidade de Aconcagua. Membro do Observatório da Infância, Adolescência e Família na Universidade de Aconcagua.
Ma. Danielle Fernandes Viana
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e ocupa o cargo de Coordenadora de Certificação Ocupacional na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Tem experiência na Educação, com ênfase em Educação de Adultos e Educação no Sistema Prisional, Formação Continuada de Educadores e Currículo.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1649034179706098
Me. Renan Luiz Senra Barbosa
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicólogo clínico graduado e licenciado em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Especialista em Administração de Recursos Humanos (UNA-BH). Pedagogo pela Faculdade FACON MG. Pesquisador do Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9266609196929880
Ma. Uyara de Salles Gomide
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). É membro da Comissão Editorial da Revista Trabalho & Educação, periódico quadrimestral publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE). Pesquisadora do Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP/ UFMG).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1770641778683898