Minicursos


 

Veja a programação dos minicursos.

 

MINICURSO 1

Diálogos sobre a Síndrome de Burnout no escopo da Biblioteconomia

Palestrantes: 

Profa. Dra. Sonia Aguiar Cruz-Riascos – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil
Ana Gláucia de Lima Sebastião do Carmo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil
Ementa:

Conceito da Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, características e abordagem sobre sinais de exaustão, estresse e esgotamento físico decorrente de determinadas situações no labor do bibliotecário. Dimensões da Síndrome de Burnout. Causas e sintomas. Estresse e fatores estressores. Informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção.

Conteúdo do minicurso:

Etapa 1: Apresentação e Sensibilização: apresentação das mediadoras e do grupo, contextualização utilizando-se um instrumento para abordagem inicial referente as percepções dos participantes sobre a temática. (25 minutos).

Etapa 2: Introdução à Síndrome de Burnout: aspectos essenciais: breve fundamentação teórica sobre o tema abordando o estresse e fatores estressores, causas e sintomas. (25 minutos).

Etapa 3: Abordagem interativa sobre a “identificação preliminar da Síndrome de Burnout”. (20 minutos).

Etapa 4: Estudo de caso: apresentação de principais resultados. (15 minutos).

Etapa 5: Aproximação teórico-sistêmica sobre medidas preventivas. (20 minutos).

Etapa 6: Considerações finais. (15 minutos).

Como resultados, espera-se que os participantes finalizem o minicurso com maior conscientização sobre a necessidade de debates, ações e inclusive intervenção (se necessário) nas bibliotecas do país, onde já ocorre a incidência de problemas relativos ao estresse e à Síndrome de Burnout. Almeja-se que os participantes se sintam motivados a dialogar sobre medidas preventivas em seus ambientes laborais, incluindo reivindicações de ações efetivas por parte de instâncias superiores para a promoção de saúde no trabalho com vistas à melhoria da qualidade   de vida no labor do profissional.

Descrição:

O presente minicurso trata de questões relativas ao labor e à saúde do trabalhador bibliotecário, em específico, abordando temas como fatores estressores, Síndrome de Burnout e medidas de prevenção. Apresenta estudo de caso na área da Biblioteconomia. Por resultado esperado do minicurso, têm-se análises e compartilhamento de saberes que ampliem a visão acerca da saúde do trabalhador bibliotecário em seu labor, a partir de discussão profícua sobre a melhoria da qualidade de vida neste contexto.

Temas da Conferência  GT 19: Trabalho e formação profissional nos campos da informação e cultura. Saúde do Trabalhador.
Público alvo: Bibliotecários e demais profissionais da informação como gestores de unidades de informação, arquivistas, museólogos e interessados na temática.

MINICURSO 2 

ÉTICA, TRABALHO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Palestrantes:

Prof. Dr. Dalmi Alcântara – Instituto Federal do Amazonas, Campus Avançado Manacapuru – Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Doutor em Educação.

Prof. Dr. Eder Castro – Instituto Federal de Brasília, Campus Gama – Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Doutor em Educação.

 Ementa:

O presente trabalho abordará a falta de reconhecimento e valorização histórico-cultural dos profissionais da educação, a relação entre ética, trabalho e profissão docente e as contribuições de Paulo Freire para tal debate. E, a partir da leitura teórico-conceitual promoverá a reflexão sobre a prática dos profissionais da educação e os desafios ético-profissionais com vistas ao reconhecimento e a valorização social, econômica, política e moral desse profissional. Na ocasião serão objetos de reflexão, além da relação entre ética e moral, a concepção dialética de trabalho como construção de si e do mundo, a profissionalização docente, seus desafios e possibilidades, e um conjunto de princípios ou referenciais para pensar o agir ético dos profissionais docentes. Entende-se que ao promover tal leitura e debate abrir-se-á caminho para novas reflexões pessoais e profissionais por parte dos participantes.

Conteúdo do minicurso:

Apresentação da proposta de trabalho

– Ética e Moral

– Trabalho e Profissão

– Paulo Freire e a Profissão docente

– Princípios Éticos da Profissão Docente

– Dinâmica de grupo sobre a prática pedagógica dos participantes e sua relação com a

abordagem apresentada

– Momento de socialização da atividade de grupo

Carga horária: 4 horas/aula

Descrição:

A proposta do minicurso visa promover a reflexão sobre a relação entre ética, trabalho e profissão docente, abrir caminho para novas reflexões pessoais e profissionais em relação aos participantes e seu contexto laboral educacional, assim como, apresentar, a partir da leitura das contribuições de Paulo Freire, alguns princípios que possam contribuir para o desenvolvimento e formação ética do profissional docente.

Referências:

ALCÂNTARA, Dalmi (2005). O Agir Ético e a Formação do Educador. In: ALCÂNTARA, Dalmi (org.). Pensando a Formação do Educador. Goiânia: Ethos.

________(2006). Os Desafios da Atuação docente no Contexto Histórico-Cultural Brasileiro. Revista Anhanguera, Ano 7, n. 1. Goiânia: Centro Universitário de Goiás.,pp. 45-62.

________(2010). A Ética e a Formação Profissional. In: TEIXEIRA JUNIOR, Antônio Leão. Consciência: Ensinar e Aprender. Goiânia: Kelps., pp. 53-72.

________(2016). Ética e Profissionalização Docente. Goiânia: Kelps.

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FREIRE, Paulo (1983). Educação como Prática da Liberdade. 14 ed. São Paulo: Paz e Terra.

_______(1994). Pedagogia do Oprimido. 17 ed. 23 reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

_______(2004). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra. (Col. Leitura)

IMBERT, Francis (2001). A Questão da Ética no Campo Educativo. Petrópolis: Vozes.

NUNES, C. M. F (2001). Saberes Docentes e Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Revista Educação & Sociedade. vol. 22, nº 74, p. 27-42, abril.

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