Ensino e Pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e diversidades.
Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020
Resultado do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente: Entre o saber e o Fazer na Educação Profissional e Tecnológica (DRODEPT), as pesquisas apresentadas nesta obra, oferecem aos leitores uma lista ampla de possibilidades para a discussão e o debate entre as formas e os modos de se conceber a educação para o mundo do trabalho no século XXI. Discutir a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um desafio posto a todos que desejam melhor compreender a formação profissional e uma perspectiva que transcenda a técnica e acampe as dimensões culturais, da sociedade, do mundo do trabalho, do capital, da ciência, da tecnologia, da política e da educação. No total, a coletânea conta com 22 textos com temáticas na EPT, sendo contribuições de 9 professores orientadores e 33 Mestres ou Mestrandos da Educação Profissional e Tecnológica.
Desde 1909, quando Nilo Peçanha assinou o decreto nº 7.566, que criou nas capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices, a EPT tem patinado à margem do sistema educacional brasileiro. Em um processo de contradições entre a educação e o capital, a luta por uma formação omnilateral na perspectiva da emancipação humana, faz um movimento similar a um pêndulo. Se por um lado, pode-se considerar que os anos 2000 retiram a EPT da periferia educacional e a traz para o centro, uma vez que a legaliza como uma modalidade da educação básica, por outro, não há, na atualidade, políticas de estado que consolidem a perspectiva da integração indissociável entre a formação propedêutica e a formação técnica. Assim, um dos desafios na EPT ou na ET, está em melhor compreender as concepções que cerceiam essas temáticas, de trazer à tona dados de pesquisa que sejam relevantes para a tomada de consciência de quão importante é conhecer as instituições de EPT e evidenciar as lutas, os desafios e os avanços na perspectiva da formação integrada dos seres sociais.
Sobre a organizadora: Doutora em Educação pela (UFU) e Mestre em Educação Tecnológica, Cefet-MG. Graduada em Pedagogia pela Unileste. Chefe do Departamento de Educação; Docente no Mestrado em Educação Tecnológica e no Programa Especial de Formação de Professores do CEFET-MG. Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (ProfEPT). É Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT.
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