ÊNFASE 1: TRABALHO
Ementa: Trabalho e atividade, gestos e rotinas profissionais, técnica e tecnologia. Trabalho e ergonomia, trabalho e políticas públicas, os saberes do trabalho e do trabalhador, experiências e saberes profissionais, trabalho e estudos organizacionais, profissões, processo de trabalho e inovação tecnológica, trabalho e saúde e a qualidade de vida do trabalhador.
SABERES E EXPERIÊNCIA
TRABALHO, TÉCNICA E TECNOLOGIA
TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA
ÊNFASE 2: RELAÇÕES DE TRABALHO
Ementa: Reestruturação produtiva e novos modelos organizacionais, mercado de trabalho, trabalho escravo, infantil, do (i, e) migrante, juventude e mercado de trabalho, ação coletiva, movimentos sociais, sindicalismo, conflitos sociais e grevistas movimentos sociais, sindicalismo, direito do trabalho e desregulamentação das leis trabalhistas, trabalho e economia solidária, organização dos trabalhadores, economia popular, economia do trabalho, economia plural, trabalho associado, cooperativo e auto gestionário.
TRABALHO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E LUTAS SOCIAIS
CONFIGURAÇÕES ATUAIS DO TRABALHO
ÊNFASE 3: EDUCAÇÃO
Ementa: Trabalho e formação profissional, a formação de professores, formação, qualificação profissional. A formação profissional em alternância, a educação do e no campo, formação de jovens e adultos e escolhas profissionais, formação de professores para a educação profissional e tecnológica, ambientes de aprendizagem e práticas educativas, práticas pedagógicas aplicadas aos diferentes espaços de formação humana, reconhecimento, validação e certificação dos saberes adquiridos no trabalho.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÃO
ÊNFASE 4: IDENTIDADE
Ementa: Identidade profissional. ciência, técnica e tecnologia no trabalho e nas relações de gênero, identidade profissional, reconhecimento social, relações étnico-raciais, narrativas e de vida e (auto)biografia, ofícios e profissões e a construção da identidade do trabalhador, ética profissional, profissão, profissionalidade e reconhecimento social.